Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo | - |
Autor(es): dc.creator | Bonassi, Jaqueline | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Anelise Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Piovezan, Nayane Martoni | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Diego Vinícius da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T17:38:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T17:38:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29456 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922014000100016 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/612843 | - |
Descrição: dc.description | O Sistema Orientado de Cloze (SOC) é um procedimento que adequa textos em função do seu nível de dificuldade para avaliar a compreensão de leitura. Este estudo avaliou a compreensão de leitura de alunos do ensino fundamental. Participaram 331 alunos de 6º ao 9º ano, 51,7% do gênero feminino. Foram utilizados três textos nos quais foi aplicado o SOC, com critérios de omissões diferentes. Os alunos responderam aos instrumentos de forma coletiva em duas sessões. Os resultados evidenciaram diferença significativa para gênero e ano de escolaridade onde as meninas e os alunos de nível escolar mais elevado tiveram desempenho melhor. Foram encontradas correlações de magnitudes moderadas e altamente significativas entre as provas, o que indicou relação entre os diferentes tipos de prova. | - |
Descrição: dc.description | The Cloze Oriented System (COS) is a procedure that adequate texts due to their level of difficulty in order to evaluate the reading comprehension. This study evaluate the reading comprehension of middle school students. There were 331 students from the 6th to the 9th grade, 51,7% of them female. Three texts, in which the COS was applied, were used with different omission criteria. The students answered the instruments collectively, in two sessions. The results showed significant differences due to gender and grade, the girls and the higher grade students had the best performance. There were found correlation of moderate magnitude and highly significant between the tests, showed a direct relation between the different types of test. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Fractal: Revista de Psicologia - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922014000100016&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 maio 2018. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Avaliação da compreensão de leitura pelo Sistema Orientado de Cloze (SOC) | - |
Título: dc.title | Reading comprehension evaluation using the Cloze Oriented System (COS) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: