Avaliação da compreensão de leitura pelo Sistema Orientado de Cloze (SOC)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJoly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo-
Autor(es): dc.creatorBonassi, Jaqueline-
Autor(es): dc.creatorDias, Anelise Silva-
Autor(es): dc.creatorPiovezan, Nayane Martoni-
Autor(es): dc.creatorSilva, Diego Vinícius da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:38:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:38:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29456-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922014000100016-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/612843-
Descrição: dc.descriptionO Sistema Orientado de Cloze (SOC) é um procedimento que adequa textos em função do seu nível de dificuldade para avaliar a compreensão de leitura. Este estudo avaliou a compreensão de leitura de alunos do ensino fundamental. Participaram 331 alunos de 6º ao 9º ano, 51,7% do gênero feminino. Foram utilizados três textos nos quais foi aplicado o SOC, com critérios de omissões diferentes. Os alunos responderam aos instrumentos de forma coletiva em duas sessões. Os resultados evidenciaram diferença significativa para gênero e ano de escolaridade onde as meninas e os alunos de nível escolar mais elevado tiveram desempenho melhor. Foram encontradas correlações de magnitudes moderadas e altamente significativas entre as provas, o que indicou relação entre os diferentes tipos de prova.-
Descrição: dc.descriptionThe Cloze Oriented System (COS) is a procedure that adequate texts due to their level of difficulty in order to evaluate the reading comprehension. This study evaluate the reading comprehension of middle school students. There were 331 students from the 6th to the 9th grade, 51,7% of them female. Three texts, in which the COS was applied, were used with different omission criteria. The students answered the instruments collectively, in two sessions. The results showed significant differences due to gender and grade, the girls and the higher grade students had the best performance. There were found correlation of moderate magnitude and highly significant between the tests, showed a direct relation between the different types of test.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsFractal: Revista de Psicologia - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922014000100016&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 maio 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleAvaliação da compreensão de leitura pelo Sistema Orientado de Cloze (SOC)-
Título: dc.titleReading comprehension evaluation using the Cloze Oriented System (COS)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.