Meu corpo, teu corpo e este outro : visitando os processos criativos do Projeto PÉS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVeloso, Jorge das Graças-
Autor(es): dc.creatorMatsutacke, Rafael Augusto Tursi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:38:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:38:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17748-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/612799-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho Meu Corpo, Teu Corpo e Este Outro faz uma visita aos processos criativos em teatro-dança realizados pelo Projeto PÉS, desde sua criação até os dias atuais. O PÉS visa, através da vivência e experiência corporal, à provocação e a criação do movimento estético-expressivo para/por pessoas com quaisquer deficiências, sejam elas físicas, sensoriais ou motoras. Este trabalho analisa assim: seus agentes, ressaltando a importância do reconhecimento de seu protagonismo; o processo de estudo e compreensão sobre como o movimento será admitido e trabalhado, associando-o ainda a Análise Laban do Movimento, utilizada aqui como fonte inicial para a elaboração das aulas; os laboratórios de experimentação criados para ampliação de repertório físico e semântico, trabalhados ora a partir do uso de objetos, ora a partir da relação corpo a corpo; e a estética criada pelo grupo, questionando seus valores artísticos, e seus espetáculos Klepsydrae Grão(s), criados ao longo da trajetória do grupo. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe dissertation Meu Corpo, Teu Corpo e Este Outro makes a visit to the creative processes in theater-dance performed by FT Project, from its creation to the present day. The PES aims, through experience and bodily experience, the provocation and the creation of aesthetic-expressive for/by people with any disability, whether physical movement, sensory or motor. This paper analyzes: their agents, highlighting the importance of the recognition of their role; the process of studying and understanding about how the movement will be admitted and worked associating it with Laban Movement Analysis, which is used here as the initial source for the preparation of lessons; the laboratories of experimentation created for expansion of physical and semantic repertoire, sometimes worked with the use of objects, sometimes from body to body ratio; and the aesthetics created by the group, questioning its artistic values, and their plays Klepsydra and Grain (s), created along the trajectory of the group.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectDança-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com necessidade especial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação artística-
Título: dc.titleMeu corpo, teu corpo e este outro : visitando os processos criativos do Projeto PÉS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:UNB

Não existem arquivos associados a este item.