Formação profissional do bibliotecário

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorWalter, Maria Tereza Machado Teles-
Autor(es): dc.creatorBaptista, Sofia Galvão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:37:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:37:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12988-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n25p84-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/612519-
Descrição: dc.descriptionA formação profissional de qualquer categoria profissional envolve aspectos variáveis que incluem questões sobre ética, empregabilidade, conceitos de trabalho, de profissão e de emprego. No caso específico dos bibliotecários, esses pontos são debatidos à luz da literatura, inserindo questões acerca do que seja a competência e de quais são aquelas mais ressaltadas pelos autores que tratam do tema, quando elaboram suas listas para evidenciar a necessidade de atenção dos profissionais que pretendem ser reconhecidos como modernos profissionais da informação. A tarefa de elaborar currículos que preencham todos os requisitos definidos é bastante complexa. Além disso, é inevitável a ênfase nas questões relacionadas às tecnologias de informação e de comunicação, cuja importância no trabalho dos bibliotecários é cada vez maior, seu uso mais intenso e determinante para aqueles que querem desenvolver produtos e serviços de informação cada vez mais adequados aos seus clientes. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionProfessional education of any professional category comprehends variable aspects including questions on ethics, employment capacity, job, profession and employment concepts. In the librarians case specially, these points are discussed based on literature, inserting questions about what is competence and which ones are highlighted by authors when they list competences that professionals should have to be recognized as modern information professionals. Besides that, the task of elaborating curricula that fill every determined requirement is very complex. Add to that it is unavoidable to stress questions related to information and communication technologies whose importance in the librarians’ work is becoming greater and greater, and their use more intensive and determinant for those that wish to develop information products and services each time more suitable to their clients.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherDepartamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - CED/UFSC-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEncontros-Bibli: Revista Eletônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/index. Acesso em: 25 abr. 2013-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecários - formação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência profissional-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia - estudo e ensino-
Título: dc.titleFormação profissional do bibliotecário-
Título: dc.titleProfessional education of librarians-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.