Uma medida de eficiência para o desempenho das escolas brasileiras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSousa, Maria da Conceição Sampaio de-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Luis Felipe Batista de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:37:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:37:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4163-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/612507-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2008.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação de mestrado tem o objetivo de apresentar uma metodologia sobre eficiência em educação. Por se tratar de um serviço público com múltiplos “outputs”, levam-se em consideração as notas e a taxa de distorção idade-série em uma técnica que isola o efeito do “background” familiar (valor adicionado pelo resíduo) e a função distância como medida de ineficiência. Após a introdução, o segundo capítulo descreve os principais métodos e, em seguida, se distingue o SAEB do Censo Escolar. O quarto capítulo fornece os principais resultados e mostra como as escolas de 4ª série se distinguem das de 8ª. A última seção conclui e fornece as possibilidades em eventuais interesses em se aprofundar os estudos. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation presents a measure of education efficiency. As a public good with multiple outputs, a technique that accounts for proficiency and age-grade distortion isolates the family background (by value added residuals) and uses the translog distance function as an inefficiency measure. The work is divided in five sections: introduction, main techniques of education efficiency in the literature, methodology and data description, results and differences between the 4th and 8th grades. The last section concludes and proposes some perspectives for future research at this topic.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - financiamento-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectPropriedade pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - aspectos econômicos-
Título: dc.titleUma medida de eficiência para o desempenho das escolas brasileiras-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.