As contribuições da noção de ambivalência em Bauman para uma interpretação do esporte na escola

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Autor(es): dc.contributorAzevedo, Aldo Antonio de-
Autor(es): dc.creatorFaria, Antonio Carlos Cosenza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:37:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:37:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11728-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/612361-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de pós-graduação em Educação Física, Mestrado em Educação Física, 2012.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve por objetivo discutir o esporte na escola para além de uma dicotomia recorrente nos debates, entre o caráter formativo e o caráter alienador. Foi motivado pelas contribuições teóricas de Bauman, que oportunizaram uma compreensão mais abrangente do esporte. Nessa ótica, apontou-se como hipótese a possibilidade de explicar o esporte na escola como um fenômeno ambivalente; mas, não dicotômico. A partir do uso da técnica de grupos focais, os resultados obtidos evidenciaram que o esporte incorpora um dualismo, em razão da dificuldade de conceituá-lo, de precisar seus objetivos e da diversidade de utilização do termo “esporte” nos debates sobre o tema, especialmente, no contexto da prática da Educação Física na escola. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed at discussing sports in school beyond the recurring dichotomy in discussions between the formative and alienating character. It was motivated by the theoretical contributions of Bauman, which allowed a more comprehensive understanding of the sport. From this perspective, it was pointed out as a hypothesis to explain the possibility of sports in school as an ambivalent phenomenon, but not dichotomous. From the use of the technique of focus groups, the results showed that sports embody a dualism because of the difficulty in classifying them, clarifying their goals and because of the diversity of use of the term "sport" in the debates on the subject, especially in the context of the practice of physical education at school.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Título: dc.titleAs contribuições da noção de ambivalência em Bauman para uma interpretação do esporte na escola-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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