Avaliando a eficácia de uma oficina orientada a “Síntese Proteica” : contribuições e possibilidades para o ensino de bioquímica no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Virgínia Teodoro da-
Autor(es): dc.creatorMenezes, João Paulo Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:36:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:36:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41058-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.16923/reb.v20i2.924-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/612054-
Descrição: dc.descriptionA tradução gênica é um processo que muitos estudantes do ensino médio têm dificuldade em entender e compreender, por tratar-se de um mecanismo dinâmico, complexo, de nível molecular e imperceptível aos sentidos, tornando-se abstrato e geralmente as representações em imagens estáticas dos livros didáticos e a sua abordagem são ineficientes para a compreensão. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial didático que representações externas podem desempenhar no ensino e aprendizagem de “Síntese Proteica” por meio de uma oficina pedagógica. Participaram da oficina quarenta estudantes de uma escola pública. Os dados foram organizados e interpretados de acordo com uma análise qualitativa de conteúdo, na qual foram avaliados os conceitos predominantes, os ganhos conceituais e o tipo de interação promovida pela oficina na compreensão do tema. Os resultados indicaram que a oficina contribuiu para a melhoria (ou construção) de um modelo metal de síntese de proteínas pelos estudantes, fornecendo uma representação simbólica do processo por meio de interações guiadas. Essas interações, podem promover uma melhor aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionGene translation is a process that many high school students find difficult to understand because it is a complex dynamic, molecular level mechanism imperceptible to the senses, becoming abstract. Usually, the representations in static images of textbooks and their approach are inefficient for understanding. Thus, the objective of this work was to evaluate the didactic potential that external representations can play in the teaching and learning of "Protein Synthesis" through a pedagogical workshop. Forty students from a public school participated in the workshop. The data were organized and interpreted according to a qualitative analysis of content, in which the prevailing concepts, the conceptual gains and the type of interaction promoted by the workshop in understanding the subject were evaluated. The results indicated that the workshop contributed to the improvement (or construction) of a mental model of protein synthesis by students, providing a symbolic representation of the process through guided interactions. These interactions can promote better learning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherSociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular – SBBq-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY SA) Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.. Fonte: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/924/741. Acesso em: 28 maio 2021.-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - estudo e ensino-
Título: dc.titleAvaliando a eficácia de uma oficina orientada a “Síntese Proteica” : contribuições e possibilidades para o ensino de bioquímica no Ensino Médio-
Título: dc.titleEvaluation of a workshop oriented to “Protein Synthesis” : contributions and possibilities for teaching biochemistry in high school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.