Aprendizagem, competência e desempenho no trabalho

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges-Andrade, Jairo Eduardo-
Autor(es): dc.contributorCoelho Júnior, Francisco Antônio-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Hervecia Fernanda Fidelis de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:36:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:36:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2010-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7334-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/611908-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.-
Descrição: dc.descriptionO advento das tecnologias e as correntes mudanças no mundo do trabalho têm levado os trabalhadores a uma contínua busca pelo desenvolvimento profissional. Os modelos econômicos estão mais voltados à incorporação do conhecimento, que se configura como essencial ao processo de produção e geração de riqueza. A aquisição desse conhecimento e as estratégias de aprendizagem no trabalho tornam-se de suma importância para que as organizações se mantenham competitivas e os trabalhadores garantam sua empregabilidade. Com o foco em manterem-se competitivas, as organizações buscam meios de apoiar a aprendizagem de seus empregados, supondo que isto melhorará o seu desempenho. Entre o apoio e o desempenho há processos psicossociais que precisam ser investigados e que são objeto desta pesquisa. Este estudo teve como objetivo principal testar empiricamente a existência de relações entre as variáveis aprendizagem, competência e desempenho. O desempenho no trabalho de 225 empregados de uma empresa pública brasileira de pesquisa agropecuária foi a variável critério. Foram testadas as evidências empíricas de três escalas: suporte à aprendizagem ao trabalho, estratégias de aprendizagem e competências no trabalho e testadas as relações entre as variáveis do estudo, usando os escores de desempenho individual providos pela empresa estudada, os dados provenientes da aplicação das escalas, além de dados demográficos e profissionais dos participantes. Os resultados revelaram haver relações preditivas entre variáveis individuais e profissionais e a percepção de suporte, o uso de estratégias, a expressão de competências e o desempenho individual. Além disso, foram encontradas relações preditivas das variáveis suporte à aprendizagem e estratégias de aprendizagem sobre o desempenho. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe emerging technology and the current changes in the workplace have leaded workers to continuously seek professional development. The economic models are connected to the embodiment of knowledge, which is essential to the production process and to wealthiness generation. Knowledge embodiment and learning strategies in workplace are vital to maintain the organizations competitive and to maintain workers on job market. In order to keep competitiveness, organizations seek means to support their employees, presuming that it will enhance their performance. Between support and performance there are psychosocial processes that need to be investigated, processes that are the aim of this research. This research aimed to empirically test the existence of relationship between variables such as organizational learning, competence and performance. Performance was the standard variable in the work of 225 employees from a Brazilian agricultural public organization. Empirical evidences were tested in three scales: support to learning in the workplace, learning strategies and job competence, and the relationship between the research variables using individual performance scores provided by the organization studied, the data from the application of the scales, and demographic and professional data of the participants. The results indicate that there is relationship between individual and professional variables and the perception about support, the use of strategies, competence expression, and individual performance. Moreover, there is also relationship between learning support and learning strategies on performance.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia industrial-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho - aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho - treinamento-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem organizacional-
Título: dc.titleAprendizagem, competência e desempenho no trabalho-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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