Teorias-guia educacionais da produção dos materiais didáticos para a transversalidade curricular do meio ambiente do MMA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSaito, Carlos Hiroo-
Autor(es): dc.creatorBastos, Fábio da Purificação de-
Autor(es): dc.creatorAbegg, Ilse-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:36:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:36:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2008-02-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7402-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/611732-
Descrição: dc.descriptionO objetivo do presente trabalho é descrever e problematizar conceitos-chave da concepção educacional que guiaram a produção de um conjunto articulado de material didático impresso e digital (composto de portifólios com fotos e textos, um livro do professor e um jogo educativo de tabuleiro) produzido para o Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), do Ministério do Meio Ambiente no ano acadêmico de 2005-2006. O conjunto do material didático (disponível em http://www.unb.br/ib/ecl/eaprobio) versa sobre a biodiversidade brasileira, que integra os biomas brasileiros, as espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção (constantes da lista oficial), a problemática da fragmentação de ecossistemas e das espécies exóticas invasoras e a importância das Unidades de Conservação da Natureza, no contexto dos compromissos assumidos pelo governo brasileiro junto à Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), em 1992, e a posterior instituição da Política Nacional da Biodiversidade. Pretende-se conceder especial atenção ao escopo teórico-metodológico da produção do elemento central e articulador desse material didático que são os pares de portifólios compostos por problematizações em torno de conflitos socioambientais reais e ações positivas implementadas, geradoras e sustentadoras do diálogo com os alunos nas atividades escolares transversais de meio ambiente, buscando ainda fortalecer uma cultura de participação socioeducacional, e a promoção ou fortalecimento dos movimentos sociais organizados. Explicita-se, do ponto de vista educacional, o esforço para integrar as idéias de investigação-ação, empowerment e diálogo-problematizador, de forma a produzir um material nas perspectivas critica e emancipatória, de acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade biológica-
Título: dc.titleTeorias-guia educacionais da produção dos materiais didáticos para a transversalidade curricular do meio ambiente do MMA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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