Il était une fois... : a literatura de expressão francesa no ensino precoce

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Maria da Glória Magalhães dos-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Maria Clara do Bú-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:35:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:35:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31320-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/611390-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa propormos Orientações Didáticas Reflexivas (ODR’s) para contos de expressão francesa no contexto da educação infantil, a fim de comprovar que a experiência de leitura literária deste tenra idade, instiga a formação subjetiva, a alteridade e a vivência com a literatura. Para tanto, apresentamos a leitura performática dos contos em francês, como um meio, dentre os possíveis, de atrair a atenção das crianças para o narrado, favorecendo, a nosso ver, a experiência de leitura. Refletiremos, inicialmente, acerca da literatura, de sua relação com o ensino, da leitura dramática e como a prática pedagógica se apresenta como aspecto relevante, na relação afetiva com a literatura. Em seguida, serão apresentadas as ODR’s para os contos selecionados, com a descrição e reflexão da aplicação de uma dessas.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionIn this research we propose Reflective Didactic Orientations (RDO’s in Portuguese DOR´sOrientações Didáticas Reflexivas) for French tales expression in the context of childhood education, in order to prove that the literary reading experience of this early age instigates subjective formation, alterity and experience with literature. For this, we present the performative reading of the French tales, as a means, among the possible ones, of attracting children's attention to what was narrated, favoring, in our view, the reading experience. We will initially reflect on literature, its relationship with teaching, dramatic reading and how pedagogical practice presents itself as a relevant aspect in the affective relationship with literature. Then, the RDO's will be presented for the selected tales, with the description and reflection of the application of one of these.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura francesa-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade - aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - literatura-
Título: dc.titleIl était une fois... : a literatura de expressão francesa no ensino precoce-
Título: dc.titleIl était une fois... : the french literature expression in the early learning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.