Uma proposta de aplicação de jogos matemáticos no ensino básico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos Júnior, Raimundo de Araújo-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Gustavo Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:35:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:35:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34149-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/611347-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.-
Descrição: dc.descriptionTendo em vista a importância da utilização dos jogos como ferramenta de ensino, este trabalho tem como objetivo introduzir os jogos matemáticos de baixo custo no processo de ensino e aprendizagem das operações de adição, divisão, multiplicação, subtração, Máximo Divisor Comum (MDC) e Mínimo Multiplo Comum (MMC). Para isso, são propostos cinco jogos matemáticos para serem utilizados na educação básica. Faz-se também neste trabalho uma abordagem teórica das operações no conjunto dos números naturais e dos números inteiros, com intuito fornecer subsídios para professores de matemática. Foi realizado um estudo de caso com alunos do sistema socioeducativo do Distrito Federal, com o intuito de verificar como os jogos poderiam ser motivantes e como despertariam o interesse do aluno em relação à matemática.-
Descrição: dc.descriptionConsidering the importance of using games as a teaching tool, this research aims to introduce low-cost mathematical games in teaching and learning process of addition, division, multiplication, subtraction, Greatest Common Divisor (GCD) and Least Common Multiple (LCM). For that, five mathematical games are proposed to be used in basic education. This work also did theoretical approach of operations in the set of natural numbers and integer, in order to provide subsidies for mathematic’s teachers. A case study was carried out with students from the socio-educational system, in order to verify how the games could be motivating and how they would arouse the student’s interest in mathematics.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos - matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSocioeducação-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)-
Título: dc.titleUma proposta de aplicação de jogos matemáticos no ensino básico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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