Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Aguinaldo Caiado de Castro Aquino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T17:34:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T17:34:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36211 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i73p194-209 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-3705-1667 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-5591-8834 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/611287 | - |
Descrição: dc.description | O artigo pretende apresentar e discutir o Salão Global da Primavera (SGP) de 1973, realizado em Brasília e Goiânia. A partir de pesquisa documental, entrevistas, depoimentos e registros, mostramos quais agentes e contextos constituem o salão e seu funcionamento. Nesse tocante, defendemos que o SGP contribuiu para a constituição de um sistema das artes na região, inserido numa coligação do Estado com empresas de comunicação presentes no Centro-Oeste. Tomamos, assim, o salão como evento sintoma de uma aproximação entre políticas culturais do momento, a expansão da TV Globo para Brasília (1971) e a institucionalização das artes visuais no Centro-Oeste. Concluímos que o evento responde a demandas distintas nas duas cidades, configurando de modo distinto as cenas brasiliense e goiana. | - |
Descrição: dc.description | The article aims to present and dicuss the Global Spring Salon (GSS) of 1973 that took place at Brasília and Goiânia. Using documental research, interviews, statements and registries we show which agents and contexts constitute the salon and its inner workings. In this regard, we hold that the GSS contributed to the constitution of a system of arts in the region, inserted within a partnership between State and companies from the communication sector at Brazil’s the Center-West. We thus view the Salon as an event synthomatic of an approchement between the time’s cultural policies, the expansion of the Globo television network at Brasília (1971) and the institucionalization of visual arts at the Center-West. We conclude that the event responds to distinct demands at either city, shaping the Brasília and Goiânia scenes differently. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto de Estudos Brasileiros | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY-NC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Salões de arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes visuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - Brasília (DF) | - |
Título: dc.title | Entre o global e o regional : circulação da arte no salão da primavera nos anos de 1970 | - |
Título: dc.title | Between global and regional : circulation of art the spring salon in the 1970s | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: