A educação em Direitos humanos no ensino técnico : a formação cidadã do trabalhador

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSousa, Nair Heloisa Bicalho de-
Autor(es): dc.creatorMoura, Jefferson Sampaio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:34:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:34:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31556-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/611211-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2017.-
Descrição: dc.descriptionEducar em direitos humanos é formar para a superação dos cenários de violação de direitos, exclusão social e toda forma de violência praticada contra a dignidade humana, além de ter como norte a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Esta pesquisa busca investigar a formação profissional dos alunos do curso técnico subsequente em Secretaria Escolar, do Instituto Federal de Brasília, campus São Sebastião, e verificar se a educação em direitos humanos tem sido implementada dentro dele. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa, onde foram entrevistados dez professores que atuaram e/ou atuam no curso, seja via administrativa ou pedagógica, além de ter sido realizado um grupo focal com oito alunas que estavam concluindo a formação em secretaria escolar, esse por sua vez foi utilizado como fonte principal no capítulo de análise dos dados. A narrativa literária é utilizada nessa pesquisa para introduzir algumas questões relacionadas aos conteúdos obtidos na pesquisa de campo. Após às entrevistas, ao grupo focal e à análise do Plano Pedagógico do Curso, foi percebido que a educação em direitos humanos tem estado presente durante a formação dos alunos, todavia não de modo sistematizado. Além disso, foi percebida uma lacuna na formação dos professores entrevistados quanto à educação em direitos humanos, praticada por eles, mas que não conseguem nomeá-la por falta de conhecimento mais elaborado sobre. Quando se leva em consideração os cenários de violência, exclusão e de exploração presentes na sociedade contemporânea, saber nomear o fazer pedagógico como um fazer pautado nos direitos humanos é tomar uma postura política com foco na superação desses cenários e defender a necessidade de construção de uma sociedade onde prevaleçam a valorização humana, o respeito às diferenças, onde todos possam ter uma vida digna de ser vivida. O campus tem alcançado resultados inacreditáveis quanto à formação profissional, articulada à formação para a vida, para a cidadania e para a transformação social. Isso tem acontecido por causa da união de todos os sujeitos envolvidos no processo educacional, que juntos lutam por uma nova realidade para os alunos, que mesmo em meio ao caos de uma vida sofrida, conseguem se manter vivos na esperança e na fé em dias melhores para si, para seus entes queridos e para a sociedade brasileira.-
Descrição: dc.descriptionEducate in human rights is to train for overcome the scenarios of violation of rights, social exclusion and all forms of violence against human dignity, as well as to build a fair and egalitarian society. This research seeks to investigate the professional training of students of the subsequent technical course in school secretary, of Instituto Federal de Brasília, and to verify if human rights education has been implemented within it. For this, a qualitative research was carried out, where ten teachers were interviewed who acted and / or act in the course, administrative or pedagogical form, in addition to having been a focal group with eight students who were completing the training in school secretary, used as the main source in the data analysis chapter. The literary narrative is used in this research to introduce some questions related to the contents obtained in the field research. After the interviews, the focus group and the analysis of the Pedagogical Plan of the Course, it was realized that human rights education has been present during the training of students, but not in a systematic way. In addition, there was a gap in the training of teachers interviewed regarding human rights education, practiced by them, but they can not name it because of a lack of more elaborate knowledge about. When considering the scenarios of violence, exclusion and exploitation present in contemporary society, know how to name the pedagogical practice like a based practice in human rights is to take a political stance with a view to overcoming these scenarios and to defend the need to build a society where prevails the human valorization, the respect for differences, where everyone can have a life worth living. The campus has achieved incredible results in terms of professional training, articulated to life training, citizenship and social transformation. This has happened because of the union of all the subjects involved in the educational process, who together struggle for a new reality for the students, who, even in the chaos of a suffering life, are able to keep alive in hope and faith in better days for themselves, for their loved ones and for brazilian society.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Direitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Título: dc.titleA educação em Direitos humanos no ensino técnico : a formação cidadã do trabalhador-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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