Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Rejane Maria-
Autor(es): dc.creatorMarinho-Araujo, Claisy Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:34:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:34:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27742-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2010000300011-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/611155-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo apresenta um panorama histórico da psicologia escolar no Brasil desde a transição do século XIX para o XX, com a formação dos primeiros laboratórios de psicologia para estudos de crianças com problemas de aprendizagem, constituídos, principalmente, a partir da influência norte-americana e francesa. Discutem-se, ainda, momentos posteriores de crise, localizados na década de 1980, e a busca por novas bases teórico-metodológicas para a atuação. O artigo está dividido em duas partes: em primeiro lugar, apresentam-se um panorama dos principais fatos históricos e dados de pesquisas acerca das concepções e da atuação em psicologia escolar no cenário brasileiro; posteriormente, discutem-se temas contemporâneos que emergiram a partir de um movimento de ressignificação das práticas de algumas ações que vêm sendo propostas a partir da década de 1990.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents an historic overview of School Psychology in Brazil covering the transition between the XIX and XX centuries, with the creation of the first psychology laboratories for studies of children with learning difficulties, mainly resulting from the influence of North America and France. The subsequent period of crisis in the 1980s is also discussed, as is the search for new theoretical and methodological bases for involvement. The article is divided into two parts. First, it presents an overview of the main historical facts and data from research into concepts and involvement in school psychology in the Brazilian setting. Subsequently, contemporary issues are discussed that emerged from a movement towards the resignification of the practice of certain actions that have been proposed since the 1990s.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da psicologia-
Palavras-chave: dc.subjectPsicólogo educacional-
Palavras-chave: dc.subjectSchool psychology-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of psychology-
Palavras-chave: dc.subjectEducacional psychologists-
Título: dc.titlePsicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas-
Título: dc.titleSchool psychology in Brazil: appreciation and historical reflections-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.