Arte, teatro pós-traumático e loucura : o processo criativo do chicqueiro e a lógica do pato

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Autor(es): dc.contributorMedeiros, Maria Beatriz de-
Autor(es): dc.creatorLima, Ingrid Kaline de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:33:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:33:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20483-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20483-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/610682-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2016.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa denominada Arte, Teatro Pós-Traumático e Loucura: O Processo Criativo do ChicQueiro e a Lógica do Pato, aborda os processos criativos para um trabalho artístico autoral poético da artista-pesquisadora Ingrid Abstrata Concreta Authora Desconhecida, a partir das influências do projeto Doida de Pedra: Arte e Loucura | Afeto e Afetações, realizado em locais de tratamento psiquiátrico com pessoas em atendimento. Este trabalho foi elaborado com o surgimento das práticas artísticas no Hospital Ulysses Pernambucano (HUP) em Pernambuco/PE, Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Região Administrativa de Taguatinga, ambos no Distrito Federal/DF. A dissertação estabelece uma relação azul do ser humano com o seu meio social, sua loucura, a maneira como experienciamos nosso corpo, com sua carga de memórias afetivas afetadas dentro de uma sociedade instinto.cio.(a)nalizada. Nesse projeto o corpo é visto como uma doença saudável e não como uma saúde sem doença. O corpo é patológico e pela Lógica do Pato é melhor não adoecer, porque não é normal a doença ter um corpo. Enquanto rodamos nossa saia cigana aos quatro ventos nós mostramos que não tem como viver sem se melar do outro, e assim a pesquisa discorre sobre o ser humano que é múltiplo, o in.diví.duo que é um duo dentro de um ser, é Sorbonóst, é arte, é artista da performance, é teatro sem personagem, Teatro Pós-Traumático, Processo Criativo do ChicQueiro de uma experiência corporal que se não dança não soa, não é sua.-
Descrição: dc.descriptionThis present research named Arte, Teatro Pós-Traumático e Loucura: O Processo Criativo do ChicQueiro e a Lógica do Pato, surveys the creative process for an authoral and poetic artistic work created by the artist-researcher Ingrid Abstrata Concreta Authora Desconhecida, with the influences from the project Doida de Pedra: Arte e Loucura | Afeto e Afetações, done in some psychiatric treatment places with their patients. This work was elaborated alongside with the growth of the artistic practices at Hospital Ulysses Pernambucano (HUP) in Pernambuco/PE, Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) and Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) from the Região Administrativa of Taguatinga, both in Distrito Federal/DF. This dissertation establishes a blue relation of the human beings with their social environment, their madness, the way we experience our body, with all their affective memories affected inside a society instinto.cio.(a)nalizada. In this project, the body is seen like a healthy sickness, not like health without illness. The body is pathologic and by the Duck Logic, it is better to not get ill, because it is not normal for the illness to have a body. While we spin our gypsy skirt to the four winds, we show that we cannot live without getting ourselves dirty with the others, and thus, this research discusses about the human begin as multiple, the in.diví.dual that is dual inside oneself, which is also Sorbonóst, art, performance artist and theatre without characters, Post-Traumatic Theatre, ChicGsty Creative Process of a corporal experience that if our body does not dance, it doesn’t sweat nor get pathetic affected inside a society instinto.cio.(a)nalizada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectPatologia-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro - terapia-
Palavras-chave: dc.subjectLoucura-
Título: dc.titleArte, teatro pós-traumático e loucura : o processo criativo do chicqueiro e a lógica do pato-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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