Educação do campo e agroecologia : continuidades e rupturas na história do assentamento Vereda II – Padre Bernardo - GO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMolina, Mônica Castagna-
Autor(es): dc.creatorSilva, Marco Antonio Baratto Ribeiro da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:33:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:33:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2012-04-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11143-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/610543-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, 2012.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho se desenvolve como processo teórico-prático em um Assentamento de Reforma Agrária, frente à necessidade coletiva de fortalecer as relações educativas, sociais e ambientais existentes entre a Escola Família Agrícola e o assentamento Vereda II, localizados no município de Padre Bernardo - GO. O objetivo de fortalecer, de forma contra hegemônica, a concepção de organização política, produtiva e pedagógica das relações entre a comunidade assentada e a escola comunitária implica desde o início a adoção de uma postura teórica e metodológica diferenciada. A metodologia da pesquisa-ação foi construída e refletida coletivamente com integrantes do grupo assentado no Vereda II e com membros da Associação Mantenedora da Escola Família Agrícola - AMEFA, a partir de trabalhos realizados entre a comunidade e a escola, desde o inicio do 1° curso técnico em Agroecologia, no período de 2005 a 2012. O método consiste na realização de encontros periódicos com dois grupos de experiência (do assentamento e da escola), cada um constituído de 05 pessoas escolhidas coletivamente. O conteúdo que emergiu nos grupos de experiência foi sistematicamente registrado em diários de bordo. Além disso, foram feitas observações da dinâmica dos espaços escolares e comunitários que envolvem as inter-relações entre escola e comunidade, igualmente registradas no diário de bordo. O processo permitiu discutir e analisar os avanços pedagógicos e estruturais dos conceitos da Educação do Campo e da Agroecologia. A presente dissertação apresenta resultados do referido processo de pesquisa-ação, compreendendo a estrutura política e pedagógica da escola dentro do contexto de assentamentos de reforma agrária e como esta se relaciona com a realidade do assentamento Vereda II. O fortalecimento da organização da realidade camponesa e agrária local integra, em via de mão dupla, a educação como uma proposta interdisciplinar, dialógica e contra-hegemônica envolvendo os aspectos culturais, ambientais e sociais da região. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis thesis, prepared in the field of Education and Human Ecology, at the Faculty of Education of Brasilia University is developed as a practical and theoretical process in a land reform settlement, by collective need to work the environmental, social and educational relations between the Familia Agrícola School and the Vereda II Settlement, situated in Padre Bernardo – Goiás. The objective of strengthen, in a counter hegemonic way, the conception of pedagogical, productive and political organization in relations between the settled community and the communitarian school implies the adoption of a distinctive theoretical and methodological approach. The action research methodology was thought collectively by members of the group settled on Vereda II and members of the Association of the School Maintainer (AMEFA), since beginning of the first technical course in agroecology, between 2005 and 2012. The method consists in the realization of periodic meetings with two experience groups (in the settlement and in the school). The content that appeared in the experience groups was systematically written in a logbook. Furthermore, observations of the dynamic of interrelations between school and community were written in the logbook in the same way. The process allowed to discuss and analyzes the progress of structural and educational concepts of rural education and agroecology. This dissertation presents results of the action research procedure, understanding the policy framework and the pedagogical project of the school within the context of land reform and realizing how it relates to the reality of settlement Vereda II. The organization of peasant and agrarian reality integrates education as a counter hegemonic, dialogical and interdisciplinary proposal that involves cultural, environmental and social aspects in this region.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade e escola-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia agrícola-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectReforma agrária-
Título: dc.titleEducação do campo e agroecologia : continuidades e rupturas na história do assentamento Vereda II – Padre Bernardo - GO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.