A pesquisa brasileira sobre permanência e êxito no ensino técnico no período de 2009 a 2018

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPrado, Safira Micaelle Andrade do-
Autor(es): dc.creatorSantos, Kaliana Silva-
Autor(es): dc.creatorSilva, Cláudio Nei Nascimento da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:32:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:32:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37051-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/610396-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo apresentar um estado da arte da produção científica brasileira no período de 2009 a 2018 acerca da evasão na Educação Profissional e Tecnológica - EPT. Utilizou-se como plataforma de busca a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. As produções analisadas tiveram como foco a permanência, o êxito e a evasão no contexto da EPT. O período de recorte escolhido considera a criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio da lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, fato que provocou maior expansão e preocupação com a EPT no contexto educacional brasileiro. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade do reconhecimento das causas e possíveis soluções levantadas no meio acadêmico para o fracasso ou êxito na EPT. A análise revelou que os motivos mais recorrentes da evasão advêm da dificuldade de conciliação entre estudo e trabalho, além das dificuldades de aprendizagem, como, também, pela recorrente inflexibilidade das instituições frente às necessidades individuais dos alunos.-
Descrição: dc.descriptionEl presente trabajo tiene como objetivo presentar un estado del arte de la producción científica brasileña en el período de 2009 a 2018 sobre la evasión en la Educación Profesional y Tecnológica - EPT. Se utilizó como plataforma de búsqueda la Biblioteca Brasileña de Tesis y Disertaciones - BDTD, coordinada por el Instituto Brasileño de Información en Ciencia y Tecnología - IBICT. Las producciones analizadas tuvieron como foco la permanencia, el éxito y la evasión en el contexto de la EPT. El período de recorte elegido considera la creación de la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica, por medio de la ley 11.892 del 29 de diciembre de 2008, hecho que provocó mayor expansión y preocupación con la EPT en el contexto educativo brasileño. Esta investigación se justifica por la necesidad del reconocimiento de las causas y posibles soluciones planteadas en el medio académico para el fracaso o éxito en la EPT. El análisis reveló que los motivos más recurrentes de la evasión provienen de la dificultad de conciliación entre estudio y trabajo, además de las dificultades de aprendizaje, como también por la recurrente inflexibilidad de las instituciones frente a las necesidades individuales de los alumnos.-
Publicador: dc.publisherEven3-
Relação: dc.relationhttps://www.even3.com.br/anais/ivjorneduc/-
Direitos: dc.rightsAcesso Restrito-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectProdução científica-
Título: dc.titleA pesquisa brasileira sobre permanência e êxito no ensino técnico no período de 2009 a 2018-
Título: dc.titleLa investigación brasileña sobre permanencia y éxito en la enseñanza técnica en el período de 2009 a 2018-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.