Dobras curatoriais : a residência artística como lugar de prática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Emerson Dionisio Gomes de-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Renata Azambuja de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:32:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:32:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40321-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/610393-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.-
Descrição: dc.descriptionTexto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo restrito: arquivo.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa investiga a curadoria e seus modos de ação em residência artística, relacionando e problematizando prática e instituição pela ótica da crítica institucional e do sistema contemporâneo de arte. Parte-se do pressuposto de que a residência artística combina funções que estão presentes em galerias, museus e espaços de formação, como escolas e universidades, mas se organiza fundamentada por propósitos e metodologias específicas – alterando os modos de operação da curadoria, perspectivada pelo seu exercício orientado às exposições. Esta investigação partiu do estudo de fontes bibliográficas e da análise de respostas a questionários e entrevistas efetuadas com 28 agentes que estão em atividade nos circuitos de arte e tiveram participação como curadores em residências. A tese foi desenvolvida como um processo de análise que adota, como ponto de partida, enfoques teóricos mais amplos, dirigindo-se, em seu desenvolvimento, a estados mais empíricos de apresentação e análise. O texto está distribuído em cinco etapas. As três primeiras expõem debates sobre a crítica institucional, novos institucionalismos e práticas instituintes; apresentam termos e princípios balizadores da residência e de seu papel como prática instituinte na contemporaneidade; e discorrem sobre modos de participação da curadoria na atualidade, tendo em vista a construção de narrativas e discursos, metodologias e suas vinculações com a residência de arte. As duas etapas finais consistem na apresentação e na análise de dados sobre tipos de contribuições curatoriais derivadas da realização de projetos de residência e na apresentação de uma proposta de residência para curadores.-
Descrição: dc.descriptionThis research investigates curating and its modes of performance in artistic residency through the engagement and discussion of practice and institution from the standpoint of the institutional critique and of the system of contemporary art. The assumption is made that the artistic residency combines functions that are in play in galleries, museums and educational venues, such as schools and universities, but its structured differently, based on specific purposes and methodologies, which contributes to alter the curatorial work, which is informed, primarily, by its practice in exhibitions. This investigation departed from the study of bibliographical sources and from the analysis of responses to interviews and questionnaires which were conducted with 28 agents that are currently active in the art circuit and who participated as curators in residency. The thesis was developed as a process of analysis that adopts a broader theoretical approach as a starting point, moving towards a more empirical framework of analysis. The text is arranged following five stages. The first three present lines of debate on institutional critique, new institutionalism and Instituent practices; provide art residencies guiding terms and principles, and their role as instituent practices in contemporaneity; and also put into discussion modes of curatorial involvement in the present, bearing in mind the development of narratives and discourses, methodologies, and its links to the art residency. The two final stages consist in the presentation and data analysis originated from the interviews and questionnaires regarding the types of curatorial contribution that are discerned as an output of the work in residency, and in the presentation of a work proposal of a residency of curators.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCuradoria - artes-
Palavras-chave: dc.subjectResidência artística-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica institucional-
Palavras-chave: dc.subjectAção curatorial-
Palavras-chave: dc.subjectSistema contemporâneo de arte-
Título: dc.titleDobras curatoriais : a residência artística como lugar de prática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.