Dinâmica interacional de crianças em grupo: um ensaio de categorização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Ana Maria Almeida-
Autor(es): dc.creatorBranco, Angela Uchoa-
Autor(es): dc.creatorPedrosa, Maria Isabel-
Autor(es): dc.creatorGil, Maria Stella C. de A.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:32:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:32:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2002-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25931-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722002000200011-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/610351-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve por objetivo descrever o fluxo de interações de crianças de uma mesma idade em uma situação de brinquedo. Foi registrada, durante 30 minutos, através de videotape, uma situação lúdica, semi-estruturada, onde quatro crianças de três anos brincavam livremente com objetos variados. Foram escolhidos arbitrariamente cinco minutos para análise, e elaboradas quatro categorias de interação a partir dos atributos de regulação e orientação da atenção das crianças. Estas categorias foram representadas graficamente e permitiram a elaboração de diagramas seqüenciais, possibilitando a captação do fluxo interacional. As características metodológicas desta proposta de categorização foram analisadas em comparação com as de outros trabalhos que descrevem a interação social e foram apontadas sua utilidade e limitações potenciais.-
Descrição: dc.descriptionThe present study aimed at the description of the interactional flow among same-aged children during play. A loosely structured free play situation with four 3-year-old children was videorecorded during 30 minutes. A period of 5 minutes was arbitrarily chosen for analysis. Four categories were defined, based on criteria of regulation and orientation of attention by the children. The categories were represented in graphs in order to elaborate sequence diagrams which allowed the description of the interactional flow. The methodological characteristics of this system of categories were analyzed in relation to other studies on social interaction and its potential usefulness and limitations were pointed out.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherDepartamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectinteração social-
Palavras-chave: dc.subjectcategorização-
Palavras-chave: dc.subjectregistro em vídeo-
Palavras-chave: dc.subjectsocial interaction-
Palavras-chave: dc.subjectcategorization-
Palavras-chave: dc.subjectvideorecording-
Título: dc.titleDinâmica interacional de crianças em grupo: um ensaio de categorização-
Título: dc.titleInteractional dynamics in a group of children: essaying its categorization-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.