Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Castioni, Remi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T17:32:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T17:32:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39821 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/610214 | - |
Descrição: dc.description | Os sistemas de formação profissional no mundo todo se dividem entre uma aproximação com o modelo alemão ou diferenciação deste. O objetivo deste texto é problematizar, à luz da experiência brasileira, que o sistema de forma-ção profissional desenvolvido ao longo dos últimos 100 anos no Brasil guarda singularidades, se comparado ao sistema alemão de formação profissional, denominado de modelo dual. No modelo dual alemão, parte da formação profissional é realizada no ambiente acadêmico e parte no mundo real das empresas. É essa combinação da formação acadêmica-profissional que confe-re ao sistema alemão qualidade na formação profissional. Diferentemente da Alemanha, o Brasil se assenta em um modelo que desconecta o elo acadêmico do profissional, embora possua ingredientes que remetam à conexão. Para dar conta desta problematização, no caso do Brasil, utilizamos como modelo de análise as interfaces que poderiam se estabelecer a partir da Lei de Aprendi-zagem. Diferente do modelo alemão, a Lei de Aprendizagem, no Brasil, está desconectada do sistema de formação profissional. A aprendizagem teria o objetivo de conectar a educação com o mundo real da produção de bens e serviço. | - |
Publicador: dc.publisher | DIEESE | - |
Relação: dc.relation | https://www.dieese.org.br/livro/2016/cadernoObservatoNacionalVol1.html | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo dual alemão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Título: dc.title | A educação profissional e tecnológica no Brasil : modelo dual desconectado? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: