Imersão e Heads-Up Displays (HUDs) em videogames

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouto, Virgínia Tiradentes-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Rafael Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:32:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:32:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17949-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/610194-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Design, 2014.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma investigação do efeito do Heads-Up Display (HUD) no processo de imersão em jogos de videogame. Essa investigação tem por objetivo verificar a influência do HUD no processo de imersão, de modo a entender como isso ocorre e qual seu efeito no aproveitamento da experiência de imersão por parte do jogador. O fenômeno da imersão é valorizado tanto por especialistas quanto por jogadores e é intrínseco a outros tipos de mídia como filmes e literatura. A escolha do HUD como objeto de investigação se dá pela sua presença em grande parte dos videogames atuais, bem como pela escassez de estudos acadêmicos especificamente voltados para esse elemento. Neste trabalho, é realizado um levantamento bibliográfico de estudos relacionados a imersão e videogames, seguido de uma série de pesquisas realizadas com usuários por meio de questionários e grupos de foco, e além disso são apresentados estudos de caso de jogos conhecidos. É constatado que o HUD possui influência no processo de imersão de acordo com o volume de informação que ele transmite e de sua apresentação gráfica na interface do jogo, podendo afetar o fenômeno da imersão. Desse modo, ao final são propostas linhas-guia para auxiliar desenvolvedores na criação de HUDs que otimizem a experiência de imersão em jogos, bem como propostos caminhos para estudos adicionais no conceito de imersão em videogames.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims at investigating the effects of the Heads-Up Display (HUD) in the phenomenon of immersion in videogames. This investigation is directed at verifying the influence of the HUD and understanding how and to what extent this element affects the experience of immersion for the player. Immersion is considered an important phenomenon in videogames by specialists and gamers alike, and is also present in other media such as literature and cinema. The choice of the HUD as subject is justified by its presence on most videogames and on the lack of academic references focused on the subject. This study presents an analysis of recent literature on videogames and immersion, which is complemented by case studies and data collected directly from videogame users in questionnaires and focus groups. It is verified that the HUD affects the experience of immersion in videogames in both positive and negative ways, according to the amount of information it presents to players and the visual interference it has on the game screen. The study then presents guidelines aimed at helping developers in designing HUDs with positive effects on the experience of immersion, as well as suggesting paths to further studies on the subject.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo games-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes virtuais compartilhados-
Palavras-chave: dc.subjectDesign - interface-
Palavras-chave: dc.subjectHeads-up display (HUD)-
Título: dc.titleImersão e Heads-Up Displays (HUDs) em videogames-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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