Infraestrutura importa? : uma análise sobre as interrelações entre saúde e educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Cecília Brito-
Autor(es): dc.contributorSoares Neto, Joaquim José-
Autor(es): dc.creatorMelo, Daniel Madsen-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:32:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:32:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32592-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/610160-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2018.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo busca contribuir, no campo do monitoramento e avaliação, com uma análise de equipamentos públicos essenciais a dois setores básicos das políticas sociais: a saúde e a educação. O estudo analisa, pois, as distribuições das diversas condições de infraestrutura, em termos de qualidade, das escolas públicas e das unidades básicas de saúde (UBS) no território brasileiro, utilizando-se de escalas de infraestrutura desenvolvidas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). As análises procuram observar as distribuições em nível macrorregional, estadual e municipal, especialmente por meio de mapas, gráficos e tabelas. Foi possível notar as diferenças entre as regiões Norte e Nordeste e o restante do país, bem como as relativas proximidades entre as infraestruturas dos estados em cada uma das regiões. O estudo pretende oferecer um panorama das escalas de infraestrutura e, a partir desse panorama, estimular em alguma medida pesquisas futuras que façam uso de escalas de infraestrutura para os equipamentos públicos, inclusive explorando possíveis relações entre redes essenciais como a saúde e a educação públicas.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to provide an analysis of basic public facilities for two key sectors of public services: public health and public education. As such, the study analyses the distribution of infrastructure conditions, in qualitative terms, of public schools and public health care facilities in Brazil. The study makes use of the published infrastructure scales for health care facilities and schools based on the Item response theory (IRT) from the psychometrics field of study. The undertaken analyses look upon regional, state and municipality level distributions by using maps, graphs and tables. It was observed that North and North-east regions of Brazil are substantially different to the other regions of the country, and the average similarity of the available infrastructure between states from the same region could also be seen. The study seeks to offer an overview of the scales of infrastructure and their distribution across the Brazilian territory, as to provide with such overview useful inputs for future research interested in making use of the scales of infrastructure, especially in regard to public facilities in key sectors and to explore possible relations between the infrastructures available within such sectors.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria de resposta ao item (TRI)-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectUnidade básica de saúde-
Palavras-chave: dc.subjectInfraestrutura física-
Título: dc.titleInfraestrutura importa? : uma análise sobre as interrelações entre saúde e educação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.