O pobre em cena : representação no cinema brasileiro contemporâneo

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Autor(es): dc.contributorDalcastagnè, Regina-
Autor(es): dc.creatorLins, Paula Diniz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:31:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:31:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4436-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/610027-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2009.-
Descrição: dc.descriptionConsiderando as implicações sócio-políticas de representar e ser representado e a pertinência de estudos que se preocupam com a diversidade e pluralidade das representações, essa dissertação analisa como se dá a representação do pobre no cinema brasileiro contemporâneo do período que vai de 1995 a 2006. Para tal, foi realizada uma pesquisa de mapeamento dos personagens do cinema brasileiro contemporâneo com o intuito de verificar quais grupos estão presentes no cinema nacional, as suas principais características e o perfil dominante dos personagens representados. Foram traçados três principais cenários que englobam grande parte dos personagens pobres que estão representados no cinema brasileiro contemporâneo. No primeiro, encontramos o pobre do sertão nordestino; no segundo, o pobre em trânsito do norte para o sul, ou vice e versa; e, no terceiro, o pobre da periferia urbana. Para exemplificar os cenários foram analisadas oito produções nacionais integrantes do período mencionado: O céu de Suely (Karim Aïnouz, 2006), Eu, tu, eles (Andrucha Waddington, 2000), Abril despedaçado (Walter Salles, 2001), Central do Brasil (Walter Salles, 1998), O caminho das nuvens (Vicente Amorim, 2003), Amarelo manga (Cláudio de Assis, 2003), Carandiru (Hector Babenco, 2003) e Cidade de Deus (Fernando Meirelles, 2002). ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionConsidering the social and political consequences of representing and being represented and the relevancy of studies concerning representation diversity and multiplicity, this dissertation analysis the representation of the poor in the Brazilian contemporary cinema from 1995 up to 2006. It was made a character's mapping in order to identify the main social groups represented, its most important characteristics’ and to determine the characters' most usual profile. It was drawn three main typical scenarios that contain poor characters in the Brazilian contemporary cinema. In the first one, we find the poor that lives in the Brazilian northeast hinterland; in the second scenario, we find the poor that migrates (in he/she migration path) from the south to the north or vice versa; and, in the last one, we find the poor that lives on the periphery of the big cities. To exemplify those scenarios, eight movies were analyzed. They are: Love for sale (Karim Aïnouz, 2006), Me, you, them (Andrucha Waddington, 2000), Behind the sun (Walter Salles, 2001), Central station (Walter Salles, 1998), The middle of the world (Vicente Amorim, 2003), Mango yellow (Cláudio de Assis, 2003), Carandiru (Hector Babenco, 2003) and City of God (Fernando Meirelles, 2002).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade social-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso narrativo-
Palavras-chave: dc.subjectCinema e literatura-
Título: dc.titleO pobre em cena : representação no cinema brasileiro contemporâneo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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