Avaliação preliminar do impacto da lei da cadeirinha sobre os óbitos por acidentes de automóveis em menores de dez anos de idade, no Brasil : estudo de séries temporais no período de 2005 a 2011

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGarcia, Leila Posenato-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Lúcia Rolim Santana de-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Elisabeth Carmen-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:30:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:30:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-22-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-22-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12840-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/609610-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: avaliar preliminarmente o impacto da Lei da Cadeirinha sobre a ocorrência de óbitos por acidentes de automóveis em menores de dez anos de idade, no Brasil. Métodos: estudo de séries temporais com desenho do tipo antes e depois, com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade referentes ao período de setembro de 2005 até agosto de 2011; o modelo Autorregressivo Integrado e de Média Móvel Sazonal (SARIMA) foi utilizado. Resultados: no período de um ano após a vigência da Lei, foram registrados 227 óbitos, enquanto no ano anterior, foram realizados 296; a média anual nos cinco anos anteriores foi de 267,8; após a vigência da Lei, houve variação negativa de 23,0% no número absoluto anual de óbitos, sem significância estatística. Conclusão: apesar da redução do número absoluto de óbitos, não se observou impacto estatisticamente significativo da Lei da Cadeirinha, possivelmente pelo curto período de observação pós-intervenção. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionObjective: to evaluate the preliminary impact of a child restraint law on the occurrence of deaths caused by car accidents among under ten years old, in Brazil. Methods: a time series study with before and after design data from the Mortality Information System during the period from September 2005 to August 2011; the Seasonal Auto-Regressive Integrated Moving Average (SARIMA) model was used. Results: within one year after the enactment of the law, 227 deaths were recorded, while in the previous year, 296 were recorded; the annual average for the previous five years was 267.8; after the enactment of the law, there was a 23.0% negative variation in the absolute number of deaths,with no statistical significance. Conclusion: despite the reduction in the absolute number of deaths, a statistically significant impact of the law was not observed, possibly due to the short post-intervention observation period.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherSecretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEpidemiologia e Serviços de Saúde - É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial. Fonte: http://scielo.iec.pa.gov.br/revistas/ess/paboutj.htm#copyright. Acesso em: 22 abr. 2013.-
Palavras-chave: dc.subjectAcidentes de trânsito-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte de crianças-
Título: dc.titleAvaliação preliminar do impacto da lei da cadeirinha sobre os óbitos por acidentes de automóveis em menores de dez anos de idade, no Brasil : estudo de séries temporais no período de 2005 a 2011-
Título: dc.titlePreliminary impact evaluation of mandatory restraining on child deaths by car accidents in Brazil : a time-series study (2005-2011)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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