O Second Life na educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoraes, Raquel de Almeida-
Autor(es): dc.creatorSoares, Adauto Cândido-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:30:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:30:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2009-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2009-04-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3812-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/609550-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.-
Descrição: dc.descriptionA dissertação de mestrado buscou verificar se a comunicação e a ética praticada no Second Life, mundo virtual de livre acesso on-line em 3D, contribuem para a educação considerando as primeiras evidências da utilização do software, em diversas instituições de ensino no Brasil e as principais experiências sobre seu potencial pedagógico. A presente pesquisa é qualitativa e utilizou a metodologia de análise do conteúdo por meio de uma abordagem materialista dialética. Como o problema da pesquisa foi saber se são possíveis, a comunicação dialógica e a ética no ambiente tridimensional do Second Life, se propôs como categorias de análise a priori, a utilização dos Modelos Teóricos para o Estudo das Comunicações de Venício A. de Lima (2001). A pesquisa empírica contou com os métodos de coletada de dados: entrevistas esporádicas, observação direta no ambiente virtual e na realidade da sala de aula. O corpus da pesquisa foi composto por alunos do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UnB, de modo a explorar: a receptividade dos mestrandos e doutorandos às tecnologias de informação e comunicação (TIC) e ao programa Second Life; a existência da comunicação dialógica nestes ambientes e a capacidade de aplicação das novas tecnologias de comunicação e informação na educação. O estudo em seu nível técnico teve como fonte maior de informações o programa Second Life a partir da sua investigação, ao longo de dois anos. A coleta de informações e impressões internamente no software ocorreu por meio do avatar do pesquisador. Como resultado, a dissertação não constatou a possibilidade da comunicação dialógica e ética no Second Life por parte do corpus pesquisado pelo autor. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis research seeks to verify if the communication and the ethics practiced in Second Life, free online 3D virtual world, contributes to education by considering the first evidences of the utilization of the software in various teaching institutions in Brazil and the major experiences relating to its pedagogical potential. This current research is qualitative and used the content analysis methodology through a dialect materialistic approach. Since the main issue of this research was to discover if the ethics and the dialogical communication were as possible in the tridimensional environment of Second life, it was proposed as categories of a priori analysis, the theoretical models for the Communication Studies by Venício A. de Lima (2001). The empirical research counted on the data collection methods: random interviews, direct observation in the virtual environment and in the classroom. The corpus of the research comprised students from the postgraduate program of the Education Department of the University of Brasília (UnB). It offered an opportunity to assess the responsiveness of M.A. and Phd level students regarding the information and communication technologies (ICTs) and the Second Life software. It also focused on whether the dialogical communication exists in these environments and on the feasibility to use the ICTs in education. At the technical level the major information source of the study was the Second Life software, which was the focus of a two-year research. The information and personal impressions collected in the software was done through an avatar built by the author of this work to this purpose. This dissertation appointed to the conclusion that there has not been ethics and dialogical communication in the corpus researched by the author.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e da comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente virtual-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Título: dc.titleO Second Life na educação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.