A mentira e o riso na obra Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna

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Autor(es): dc.contributorSiewierski, Henryk-
Autor(es): dc.creatorHorovits, Michelle Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:29:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:29:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14383-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/609331-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2013.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho é um estudo sobre a peça teatral Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e a presença da mentira e do riso na obra. A análise dá especial atenção ao impacto da mentira na narrativa, o porquê da mentira ser contada e as consequências de seu uso. Para desenvolvermos essa análise, partimos da definição da mentira e da importância de seu uso na literatura e no teatro. Em seguida, analisamos o riso por meio da apresentação de um pequeno trecho de sua história dentro da literatura, e a mentira como geradora do riso dentro da peça. Investigamos a construção dos personagens de Ariano Suassuna, que se inspirou na cultura popular para recriar personagens populares, como os pícaros medievais que estão cercados por um mundo de mentiras, sátira e riso. Dessa forma, a mentira na obra é analisada de forma simples e classificada em “mentiras participativas” e “mentiras de malandro”. A classificação não é taxativa; somente foi usada para melhorar o entendimento do estudo. A tentativa é classificar cada mentira contada na peça, buscando causa, contexto e consequência a fim de compreender melhor todo o contexto em que ela foi contada e o material usado pelos contadores de história. Por último, mostramos a influência do sertão na mentira, o sertão como um dos catalisadores dessas histórias e como um ambiente propício para esse rico caldo de histórias e contadores. Dessa maneira, na peça Auto da Compadecida, toda mentira tem um motivo e, além disso, é uma ferramenta fértil de criação do riso e para os contadores de história que se valem dela para dentro de um amplo universo de possibilidades garantir uma boa história. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe present work investigates the play Auto Compadecida by Ariano Suassuna, and the presence of lies and laughter at his work. The analysis focus on the impact of the narrative lies and why the lie is told and the consequences of its use. To develop this research, we start from the definition of lying and the importance of its use in the literature. Then, we analyze the laughter by presenting a snippet of its story in literature, and the lie as a generator of the laughter inside the play. We investigate the construction Ariano Suassuna’s characters, which was inspired by the popular culture to mend their creations, such as the medieval rogues, surrounded by a world of lies, satire and laughter. Consequently, the lie in the work is analyzed in a simply way and classified between "participatory lies" and "trickster lies". The classification is not exhaustive; it was only been used to improve understanding of the study. The attempt is to classify each lie told in the play, seeking causes, context and consequences in order to better understand the entire context in which it was counted and material used by storytellers. Finally, we show the influence of the backwoods in the lie, the backwoods as one of the catalysts of these stories and as an environment conducive to this rich broth stories and accountants. The work also aims to show the backwoods environment as a Major influence on the characters and the lies told. Thus, in the Auto da Compadecida, every lie has a reason and, in addition, also is a fertile breeding tool of laughter and for the storytellers who use it into a broad universe of possibilities to ensure a good story.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectSuassuna, Ariano, 1927- Auto da compadecida - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro brasileiro-
Título: dc.titleA mentira e o riso na obra Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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