A produção da notícia sobre ciência e tecnologia na Embrapa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBraga, José Luiz-
Autor(es): dc.creatorAttuch, Maria da Graça de França Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:29:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:29:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-23-
Data de envio: dc.date.issued1998-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37595-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/609189-
Descrição: dc.descriptionDissertação(mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 1998.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho consiste de uma análise das condições sociais em que ocorre a produção de notícias dentro de uma instituição pública de pesquisa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Procura mostrar como essas condições sociais influenciam as notícias que a instituição elabora para fornecer à imprensa e os resultados que ela pretende atingir junto ao público com sua presença na mídia. A pesquisa analisa a produção da notícia científica utilizando como base conceitual a abordagem do newsmaking e como método a técnica de observação participante com a perspectiva da etnomedologia. Além da pesquisa bibliográfica e documental, a autora acompanhou o cotidiano dos pesquisadores e dos profissionais de Comunicação das três unidades de pesquisa da Embrapa localizadas em Brasília para observar como agiam em relação à divulgação jornalística. As anotações referentes ao período em que participou do dia-a-dia dos pesquisadores e dos profissionais de Comunicação subsidiaram as entrevistas realizadas posteriormente com o objetivo de verificar a maneira como eles viam a presença da Embrapa na mídia e como viam sua participação no processo de produção de notícias. A comparação entre o que estabelecem os documentos normatizadores e estruturantes do processo de produção de notícias e as atividades práticas dos pesquisadores e dos profissionais de Comunicação da Embrapa em suas rotinas produtivas mostrou forte influência da axiologia dos campos científico e dos media, resultando na necessidade de constantes negociações entre esses atores com vistas à obtenção de consenso. O estudo indica que: (i) as notícias que a Embrapa produz têm o caráter intencional de gerar consenso social em relação à importância da empresa para a sociedade; (ii) a presença da Embrapa na mídia está orientada para o atingimento de objetivos políticos como um pré-requisito para a satisfação das condições materiais que lhe permitam dar continuidade às atividades de pesquisa; (iii) as notícias devem ter alguma utilidade para o receptor a fim de atingir os resultados esperados pela Embrapa; (iv) as notícias são dirigidas ao público rural e ao urbano; (v) fatores internos (normas, estruturas burocráticas e cultura organizacional) condicionam a produção da notícia, em muitos casos, limitando a divulgação jornalística; (vi) os critérios de noticiabilidade utilizados pela Embrapa se baseiam nos riscos de a notícia vir a comprometer sua competência científica e no potencial de aproveitamento da notícia pela mídia; (vii) a Embrapa reconhece a legitimidade da mídia para obter apoio público e a ela delega parte de suas funções expressivas; (viii) a Embrapa adota estratégias para aumentar o potencial de aproveitamento pela mídia das notícias que produz; (ix) pesquisadores e jornalistas têm uma relação mais simbiótica do que tensional.-
Descrição: dc.descriptionThis work consists of an analysis of the social conditions in which the news production takes place in the Brazilian Agency for Agricultural Research (the so-called Embrapa). It highlights how such social conditions may interfere with the news prepared by the Agency for scientific reporting and its process of construction and also the degree of attention the Agency intends to receive by keeping its presence in the media. The research has analysed the production of scientific news based on the concept of newsmaking and used the method of participating observation within the perspective of ethnomethodology. Besides bibliographic and documental research, the author participated in the everyday life of the staff of researchers, journalists and public relations working in the three Embrapa Research Units located in Brasilia, aiming to observe how these people conducted themselves in relation to media covering. The notes taken during the period spent in the participation in the everyday life of the above mentioned staff subsidized the interviews carried out later by the author for the purpose of checking how they considered the presence of Embrapa in the media and also how they considered their own participation on the newsmaking process. The comparison between the existing regime related to the process of newsmaking and the practices adopted by researchers, journalists and public relations who work for Embrapa in the daily run made clear the difference of axiology in the fields of Science and media, and the consequent need for negotiation involving both of them in the quest for consensus. The study indicates that (i) the objective of the news produced by Embrapa is to achieve a social consensus about its importance for society; (ii) the presence of Embrapa in the media is bound to achieve its political goals as a condition to meet the material support which will enable the continuation of researching activities; (iii) news must be of use to readers so that Embrapa may fulfíll its purposes; (iv) news are driven at both the rural and the urban public; (v) intemal agents (rules, bureaucratic structure and organizational culture) constrain the production of news, most of the time by limiting the media reporting; (vi) the noticeability criteria in Embrapa are based on the risks the news may bring about, thus affecting its scientific competence, and also on the potential to become something of interest to be published in the media; (vii) Embrapa acknowledges the rightness of making news of the media in order to get public support, and thus it delegates to the media part of it expressive functions; (viii) Embrapa has its own strategies to increase this potential; (ix) researchers and joum alists keep a symbiotic relation rather than a tense one.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso restrito-
Palavras-chave: dc.subjectNotícia - produção-
Palavras-chave: dc.subjectEmbrapa-
Título: dc.titleA produção da notícia sobre ciência e tecnologia na Embrapa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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