"Homem na estrada" : as narrativas dos Racionais MC'S

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Autor(es): dc.contributorDalcastagnè, Regina-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Danilo Roberto Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:29:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:29:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2014-08-15-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/608983-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2014.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação investiga as narrativas da banda de rapRacionais MC´S. Para tanto, esclarece as especificidades do hip hop como um movimento artístico que se expressa como música, literatura, artes plásticas e dança; reconstrói o campo da música brasileira na segunda metade do século, no Brasil; a história negra de São Paulo e uso da música como resistência e o surgimento da banda. Analisa cinco canções em dois momentos distintos: ao discutir “Diário de um detento”, pensa sobre as relações entre diferentes ramos do conhecimento, como a literatura, a antropologia e a história. Com “Homem na estrada”, “Capítulo 4, versículo 3”, “Vida loka parte 2” e “Mente do Vilão" investiga sobre como se dá, na narrativa da banda, a relação entre indivíduo e sociedade. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation invesrtigates the narratives of the rap group Racionais MC´S. To do so, it clarifies the specifications of the hip hop as an art movement that is expressed as music, literature, plastic arts and dance; it reconstructs the field of brazilian music in the second half of the century, in Brazil; the history of the black people Of São Paulo and the use of music as an resistance, and the emergence of the band. It analyzes five songs in two different moments: when discussing “Diário de um detento”, it works around the relationships between differente branches of knowledge like literature, anthropology and history. With “Homemna Estrada”, “Capítulo 4, versículo 3”, “Vida loka parte 2” and “Mente do vilão” it investigates how it is, in the narrative of the band itself, the relation between individual and society.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectHip hop - movimento artístico-
Palavras-chave: dc.subjectRacionais Mc's-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - análise, apreciação-
Título: dc.title"Homem na estrada" : as narrativas dos Racionais MC'S-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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