A, B, C, D do samba : construção da identidade vocal no samba : papel das cantoras Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara

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Autor(es): dc.contributorFreire, Ricardo José Dourado-
Autor(es): dc.creatorRechetnicou, Mirian Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:28:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:28:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34851-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/608957-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação aborda questões e pontos cruciais presentes no processo de construção da estética vocal aplicada ao samba a partir da percepção do comportamento vocal e gesto interpretativo. Os parâmetros de análise utilizados neste trabalho envolvem os processos interpretativos criados individualmente por cantoras reconhecidas no cenário midiatizado. Serviram de modelo para esta pesquisa as vozes das cantoras de samba que se tornaram referência no processo de transformação da voz, da interpretação e do modelo de canto no samba. “A, B, C, D do samba” é resultado do trabalho de pesquisa de mestrado e consiste em elencar os moldes previstos no cantar samba, analisando as interpretações de Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara, oferecendo as ferramentas do modo de cantar para gerações posteriores. Tem como objetivo principal identificar os elementos que envolvem o cantar, em especial no modo de fazer do canto no samba, analisando aspectos rítmicos, melódicos, dicções, tessituras e qualidades vocais que contribuem para a representação, identidade e formação do gesto interpretativo. Pretende-se observar ainda a gestualidade e comportamento vocal do cantar samba. A metodologia consiste em análise das gravações que as consolidaram, por meio da música urbana midiatizada, durante a década de 1970. Os parâmetros de análise utilizados neste trabalho estão em concordância com o trabalho de investigação de Machado (2011) que contempla os aspectos de conduta vocal sobre a percepção nos níveis físico, técnico e interpretativo. Os apontamentos pretendem dar uma visibilidade maior às práticas vocais relacionadas ao samba, em especial, elucidar o papel das mulheres e suas interpretações desse repertório.-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents issues and crucial points that are in the process of vocal esthetic construction applied to samba based on vocal behavior perception and interpretative gesture. The research parameters used in this paper involve interpretative processes created individually by samba female singers who are well-known in the media scenario. The voices that were analysed are from female samba singers who became reference in the process of transformation in voice, interpretation and the way samba was sang. Samba A, B, C, D is the result of a masters research study that consists of listing the expected samba singing norms by analysing interpretations by Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara, in order to provide future generations with analysis tools to the way of singing samba. The aim of the research is to identify the elements that involve singing, specifically singing samba, by observing rhythmic and melodic aspects, diction, tessiture, voices quality that contribute to identity representation and formation of interpretative gesture. The methodology consists of analysing the recordings that consolidated those artists by means of urban midiatised music in the 1970s. The analysis parameters are in accordance with Machado (2011)’s investigative works, which contemplate the vocal conduct aspects on physical, technical and interpretative perceptions. The remarks intend to give greater visibility to samba related vocal practices and to shed light to women’s role and their interpretation of this repertoire. Vocal gesture and behaviour in singing samba are also observed.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCanto popular-
Palavras-chave: dc.subjectCantoras-
Palavras-chave: dc.subjectSamba - música popular - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectInterpretação vocal-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance vocal-
Título: dc.titleA, B, C, D do samba : construção da identidade vocal no samba : papel das cantoras Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes e Dona Ivone Lara-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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