A qualidade da educação infantil no contexto da pedagogia Waldorf : um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSousa, Maria de Fátima Guerra de-
Autor(es): dc.creatorBogarim, Maria Cristina da Silva Pimentel Botelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:27:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:27:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11195-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/608534-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa investigou dimensões de qualidade da educação infantil no contexto da pedagogia Waldorf, em uma escola particular do Distrito Federal. O estudo de caso se deu pela abordagem qualitativa. Na construção das informações utilizou-se a análise documental, observação participante e entrevista semi-estruturada. Participaram da pesquisa um grupo de 14 crianças dos quatro aos seis anos e sua professora. Procurou-se identificar dimensões de qualidade naquele contexto educativo ancoradas no referencial teórico. A compreensão do problema apoiou-se na perspectiva de qualidade de autores como: Correa (2003), Dahlberg, Moss e Pence (2003), Gadotti (2010), Marchesi e Martin (2003), Moss (2002), Sousa (1998, 2008, 2010), Rios (2010), Zabalza (1998). A qualidade da educação infantil foi analisada a partir de quatro indicadores construídos para este estudo: ambiente, ritmos, experiências formativas e interações/relações. A análise das informações evidenciou a pertinência da aplicabilidade desses indicadores no contexto da Pedagogia Waldorf, bem como a relevância de considerar-se holisticamente a criança em desenvolvimento. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe present study investigated the dimensions of quality early childhood education in Waldorf Education context, in a private school of Brasília, Distrito Federal. The case study was done through the qualitative approach. The constructed information had been by documentary analysis, participant observation, and half-structuralized interview. This research worked with a group of fourteen children between four and six years old and their teacher. The study looked forward to identify quality dimensions in that educational context, anchored in theoretical framework. The understanding of the problem rested on the quality perspective from authors like: Correa (2003), Dahlberg, Moss e Pence (2003), Gadotti (2010), Marchesi e Martin (2003), Moss (2002), Sousa (1998, 2008, 2010), Rios (2010), Zabalza (1998).The quality of early childhood education was analyzed from four indicators constructed for this study: environment, rhythms, formative experiences, interactions/relationships. Data analysis showed the relevance of the applicability of these indicators in the context of Waldorf Education, as well as the importance of the considering the child holistically developing.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade (Educação)-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Título: dc.titleA qualidade da educação infantil no contexto da pedagogia Waldorf : um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.