O lúdico aplicado às operações fundamentais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEvangelista, Tatiane da Silva-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Francisco Guimarães de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:27:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:27:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31344-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/608475-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar aos professores de matemática do ensino fundamental algumas sugestões de atividades lúdicas práticas (ou seja, que exijam apenas lápis e papel) para a resolução de operações fundamentais envolvendo os conjuntos dos Números Naturais. O foco é a atuação do professor em sala de aula com o intuito de apresentá-lo e motivá-lo para o emprego de jogos lúdicos no ensino e aprendizagem da matemática. Dessa forma, os instrumentos metodológicos utilizados foram entrevistá-lo para saber a opinião do uso dessas atividades. A fundamentação teórica sinaliza que as atividades desenvolvidas por meio de jogos possibilitam uma aprendizagem mais prazerosa, crítica e com raciocínio dedutivo.-
Descrição: dc.descriptionThis work was done in order to point out the math teachers of the primary education, some play and practical activities (in other words, those ones which require only a pencil and a sheet of paper) to solve some basic operations about the Natural Numbers. The aim is the performance of the teacher in the classroom whose main objective is to make him motivated to use the tools to teach mathematics in a way that the students can take advantage of all in a play way. Thus, the methodological tools used were to interview him to know his opinion about the work using those activities. The theoretical support states that the work developed through games can show a more useful, creative and pleasant learning. Besides, the students begin to develop their deductive reasoning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades lúdicas-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - prática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - estudo e ensino-
Título: dc.titleO lúdico aplicado às operações fundamentais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.