Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSato, Denise Tamaê Borges-
Autor(es): dc.creatorMagalhães, Izabel-
Autor(es): dc.creatorBatista Júnior, José Ribamar Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:27:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:27:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28642-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000008-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/608321-
Descrição: dc.descriptionA oferta da educação para pessoas com deficiência sofreu modificações significativas no contexto social brasileiro. Desse contexto de transformações, surgiram os projetos integrados "Discursos, Identidades e Práticas de Letramento no Ensino Especial" e "Múltiplos Letramentos, Identidades e Interdisciplinaridades no Atendimento Educacional à Pessoa Deficiente", em que se aliou a pesquisa etnográfica à Análise de Discurso Crítica e aos Novos Estudos do Letramento para examinar discursos e identidades profissionais que emergem desse contexto.¹ Ao longo de cinco anos de investigação, os resultados sugerem que as identidades de professores e professoras são levadas à transformação como parte de um processo criado pela formação inadequada nos níveis iniciais para atuação no Ensino Especial, bem como pela tentativa de suprir lacunas por meio de seus letramentos diários e pedagógicos.-
Descrição: dc.descriptionEducation provision for people with disabilities has undergone considerable changes in the Brazilian social context. As part of these changes, two research projects have been developed: "Discourses, Identities and Literacy Practices in Special Education", and "Multiple Literacies, Identities and Interdisciplinarities in the Specialized Educational Care for Learners with Disabilities". These projects propose to relate ethnographic research, Critical Discourse Analysis and the New Literacy Studies in order to examine professional discourses and identities emerging from this context. Over five years of research, the results suggest that teachers' identities have changed as part of a process stemming from inadequate education in the initial stages to teach learners with disabilities and the teachers' attempt to overcome this gap through their daily and pedagogic literacies.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista Brasileira de Linguística Aplicada - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982012000400003&lng=pt&tlng=pt. Aesso em: 18 out. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titleDesdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento-
Título: dc.titleRecent developments in inclusive education in Brazil: discourses and literacy practices-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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