Validação de uma medida de percepção de imagens organizacionais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBorges-Andrade, Jairo Eduardo-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Ronaldo Pilati-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:27:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:27:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2000-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6070-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552000000100007-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/608246-
Descrição: dc.descriptionO constructo imagens organizacionais tem sido apontado como útil para a compreensão do comportamento humano no trabalho; contudo quase sempre essas imagens são obtidas a partir da opinião de especialistas ou de gerentes. Falta uma medida confiável da percepção dessas imagens por parte de um conjunto mais amplo de membros das organizações. O presente trabalho buscou desenvolver essa medida, testá-la no âmbito de diferentes contextos organizacionais em diversas partes do Brasil e validá-la psicometricamente. As oito metáforas de Morgan (1996) serviram de base teórica para a elaboração das questões. O questionário foi respondido por quase 2.000 indivíduos, durante dois anos, tendo recebido sucessivas revisões. Com procedimentos de análise fatorial, com rotação oblíqua, foram finalmente identificadas duas imagens organizacionais percebidas. O cálculo do alfa de Cronbach indicou um índice de confiabilidade adequado para a utilização segura do instrumento construído em pesquisa e análise organizacional.-
Descrição: dc.descriptionThe organizational images contruct has been considered useful for the understanding of human behavior at work. However, those images are almost always obtained from experts’ or managers’ opinions. A reliable measure of the perception of images, from the point of view of a broader set of organization members, is needed. The present work has tried to develop that measure, to test it within different organizational contexts in several parts of Brazil and to psychometrically validate it. Morgan’s (1996) eight metaphors have served as the theoretical basis for formulating questions. The questionnaire was responded by almost 2.000 individuals, during two years, and it has been successively revised. Through the use of factor analysis, with oblique rotation, two perceived organizational images have been finally identified. The calculation of Cronbach’s alpha scores has pointed out to adequate reliability indices for the safe use of the developed instrument in organizational research and analyses.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento humano-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia do trabalho-
Título: dc.titleValidação de uma medida de percepção de imagens organizacionais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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