Diálogo e qualidade na educação infantil : um estudo de relações na sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSousa, Maria de Fátima Guerra de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Alaídes Pereira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:26:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:26:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2010-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2006-07-
Data de envio: dc.date.issued2006-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5037-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/608087-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2006.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo busca entender a qualidade da relação professor-aluno construída por meio do diálogo estabelecido entre uma professora da Educação Infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal e seus 25 alunos de 6 anos de idade. A compreensão do problema foi ancorada na perspectiva histórico-cultural e na teoria da dialogia de Bakhtin que aponta o diálogo como base das relações entre os homens. A partir da observação de situações interativas e da convivência com o grupo, procuramos encontrar indícios de uma relação dialógica e ligações entre o diálogo e a qualidade da relação professor-aluno. Destacamos a escuta e a responsividade como categorias para orientar as observações e a análise das situações presenciadas. Ao longo do trabalho de pesquisa e da análise das interações entre a professora e os alunos, concluímos que a qualidade da relação professor-aluno é construída no dia-a-dia por meio das negociações das regras de convivência e dos vínculos afetivos criados entre os sujeitos. O diálogo é uma estratégia necessária para construir um ambiente de bem-estar por meio da escuta ativa e de atitudes responsivas, as quais promovem um envolvimento afetivo sadio e propício à aprendizagem. Desta forma, as regras de convivência e a organização física e social da sala eram resultantes de negociações e acertos feitos entre o grupo. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis study looks forward to examine the quality of relationship teacher–student through the dialogue established among a teacher of childhood education of public education of Distrito Federal and her 25 six-year-old pupils. The comprehension of the problem was anchored in the historical-cultural’s perspective and the dialogical theory as studied by Bakhtin that indicated the dialogue of the base the relationship’s man. Through the observation of interactive situations and the acquaintance among the group, we searched to find tread marks of a dialogical relationship and connections between the dialogue and the quality of the teacher-student’s relationship. We empathized two categories to orient the observations and analyses of the interactive situations: the listening and the responsive. Through the work of research and analyses of the interactions among the teacher and the students we concluded that the quality of the relationship between teacher-student was built diary through the negotiations of roles and affective vinculums established among the people. The dialogue is a necessary strategy to construct an environment of welfare through the active listening and responsive attitudes, which promote an affective involvement, necessary to the learning process. In this way, the acquaintance’s roles and the social physic organization of classroom was resultants of negotiations and make treaties done between the group.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente de sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Título: dc.titleDiálogo e qualidade na educação infantil : um estudo de relações na sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.