Rumo a Noigandres : os trabalhos iniciais de Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari

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Autor(es): dc.contributorEyben, Piero Luis Zanetti-
Autor(es): dc.creatorCampos, Raquel Bernardes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:26:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:26:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2015-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2015-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17557-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17557-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/608065-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2014.-
Descrição: dc.descriptionProponho, nessa dissertação, uma análise dos primeiros trabalhos dos poetas Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari, de seus livros de estreia (O Rei Menos o Reino, O Auto do Possesso e O Carrossel, respectivamente) à revista Noigandres que, antes do concretismo consolidado enquanto movimento, já apresentava elementos inovadores poéticos, que desafiavam a crítica nacional. A análise é feita tendo em vista os elementos ideogrâmicos de construção poética, os elementos sonoros como a paronomásia, recursos como a parataxe, a teoria da montagem e a importância da oralidade à leitura do poema.-
Descrição: dc.descriptionI propose, through this dissertation, an analysis of Augusto de Campos, Haroldo de Campos and Décio Pignatari‟s first works, from their debut books (O Rei Menos o Reino, O Auto do Possesso and O Carrossel, respectively) to the Noigandres magazine which, before concretism was consolidated as a movement, already introduced innovator elements in its poetry, defying the national criticism. The analysis is done prioritizing the ideogramic elements, the sonorous elements, means like the parataxis, the montage theory and the importance of the orality to the reading of the poem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCampos, Augusto de - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectCampos, Haroldo de - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia brasileira - crítica, interpretação, etc-
Título: dc.titleRumo a Noigandres : os trabalhos iniciais de Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari-
Título: dc.titleNoigandres : the first works of Augusto de Campos, Haroldo de Campos and Décio Pignatari-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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