Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Maria de Fátima Guerra de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Rosemary Guilardi da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T17:26:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T17:26:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-12-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5036 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/607984 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa analisa a prática pedagógica da Professora Especialista de Apoio (PEA) do ensino especial em sua atuação como professora de Sala de Recursos Multifuncionais em uma instituição de Educação Infantil pública situada na cidade de Brasília, mais especificamente na Regional do Plano Piloto/Cruzeiro, localizada na Asa Sul e suas contribuições para uma Educação Infantil de qualidade. A pesquisa foi desenvolvida considerando três esferas de atuação da PEA: 1ª) esfera macro ¿ análise da atuação da PEA na instituição como um todo; 2ª) esfera intermediária ¿ análise da atuação da PEA num trabalho cooperativo com as docentes que atendem os ANEEs nas turmas regulares; 3ª) esfera micro ¿ análise das práticas da PEA em seu atendimento direto e individualizado com os ANEEs na Sala de Recursos Multifuncionais. Algumas sessões foram gravadas em vídeo, algumas em áudio e transcritas na íntegra para a construção das informações. Nas demais, foram feitos relatórios de observação. Do estudo, participaram a Professora Especialista de Apoio, as três docentes do turno matutino, a coordenadora pedagógica, a supervisora pedagógica e os Alunos com Necessidades Educacionais Especiais das respectivas turmas e seus pares. De início, previa-se apenas a participação da PEA e das docentes de um turno, mas, em virtude da dinâmica da instituição em que algumas atividades em sala de aula são trabalhadas em cooperação entre docentes, coordenadora pedagógica e supervisora pedagógica, concluiu-se, que a inclusão das mesmas na pesquisa possibilitaria apresentar as múltiplas interpretações que diferentes grupos e indivíduos têm sobre a mesma situação possibilitando uma variedade de interpretações por parte do leitor, atendendo, dessa forma, a uma das características do estudo de caso. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This research analyzes the pedagogical practice of the Professor of Specialist Support (Professora Especialista de Apoio – PEA) of her special education in her activity as a teacher in Room of Multifunctional Resources (Sala de Recursos Multifuncionais) in a public institution of Child Education situated in the city of Brasília, more specifically in Regional Plano Piloto/Cruzeiro, located in Asa Sul and its contributions for a quality Child Education. The research was developed considering three spheres of PEA’s activity: 1ª) macro sphere - analysis of PEA’s situation in a institution as a whole. 2ª) intermediate sphere - analysis of the PEA’s situation in a cooperative work with the teachers who handles the ANEEs in regular classes; 3ª) micro sphere - analysis of the PEA’s practices in their straightforward and individualized servicing with ANEEs in Room of Multifunctional Resources. A few sessions were recorded on video, some in audio and transcribed in full for the construction of the data. In the other, were made observation reports. In the study, participated the Professor of Specialist Support, the three matutinal teachers, the pedagogical coordinator, the pedagogical supervisory and students with special educational needs of their respective classes and their peers. Initially, prevised only the participation of PEA and teachers of one shift, but, by virtue of the dynamics of the institution in some activities in the classroom are worked in cooperation between teachers, pedagogical coordinator and pedagogical supervisory, concludes, either different groups and individuoes have on the same situation allowing a variety of interpretations by the reader, taking, in this way, one of the characteristics of the case study. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade (Educação) | - |
Título: dc.title | O professor especialista da sala de recursos multifuncionais e a qualidade na educação infantil : uma aproximação possível | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: