A árvore teatral do pensamento crítico : Raízes, Tronco, Galhos e Copa : a estrutura que abriga a morte no conto “O que a gente não disse” de Lya Luft

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Maria da Glória Magalhães dos-
Autor(es): dc.creatorSouza, Júnio César Batista de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:25:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:25:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34807-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/607738-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.-
Descrição: dc.descriptionEsta tese apresenta uma proposta pedagógica pautada no Ensino de Literatura Dramática partindo do viés teórico para a materialização cênica da obra objetivando o desenvolvimento do Pensamento Crítico do Discente. Para tanto, utilizo como objeto de estudo o conto “O que a gente não disse” de Lya Luft para montagem da atividade prática e consequentemente para a coleta de material e análise de dados. Discorro sobre as nuances do texto dramático considerando-o como obra e arte e sua inter-relação com o leitor, fundamentado em Argan (1993), Neves (1987), Barthes (1996), Eagleton (2003) e Dewey (2010). Proponho uma discussão acerca do tema Emancipação no Ensino de Literatura Dramática à luz de Rancière (2012, 2018), Freire (1986, 2002, 2011), Bakhtin (2000), Ryngaert (1996), Zumthor (2007) e Stanislavski (2011). Analiso o conto escolhido explorando os aspectos da Tragédia Moderna pela ótica de Williams (2002), Gumbrecht (2001) e da Memória com Ricoeur (2007). Para concluir, elaboro uma estrutura teórica a qual denomino Árvore Teatral do Pensamento Crítico baseada em Chklóvski (2013), Féral (2015), Dewey (2010), Gomes e Reis (2017) e Tinoco (2000, 2014). A centralidade da tese é visualizada pelo construto metafórico da árvore cujo texto é desenhado nessa perspectiva, imprimindo um caráter artístico literário.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis presents a pedagogical proposal ruled on Dramatic Literature Teaching starting on theoretical prism to the scenic materialization of the work of art, aiming the development of student Critical Thinking. For that, I use as object the study the story “O que a gente não disse” by Lya Luft for the assembly of the practical activity and consequently for the collection of material and data analysis. I discuss about the nuances of the dramatic text considering it as work of art and its interrelation with the reader, based on Argan (1993), Neves (1987), Barthes (1996), Eagleton (2003) and Dewey (2010). I propose a discussion on the theme Emancipation in Teaching Dramatic Literature under the light of Rancière (2012, 2018), Freire (1986, 2002, 2011), Bakhtin (2000), Ryngaert (1996), Zumthor (2007) and Stanislavski (2011). I analyze the chosen tale exploring the Tragedy Modern aspect as put forth by Williams (2002), Gumbrecht (2001) and of Memory with Ricoeur (2007). To conclude, I elaborate a theoretical structure which I nominate Theatral Tree of Critical Thinking founded on Chklóvski (2013), Féral (2015), Dewey (2010), Gomes and Reis (2017) and Tinoco (2000, 2014). The centrality of the thesis is viewed by the metaphorical construct tree whose text is drawn in this perspective, printing a literary artistic character.-
Descrição: dc.descriptionEsta tesis presenta una propuesta pedagógica pautada en la Enseñanza de Literatura Dramática partiendo desde un punto de vista teórico para la materialización escénica de la obra con el objetivo de alcanzar el desarrollo del Pensamiento Crítico del Discente. Para ello, utilizo como objeto de estudio el cuento "Lo que la gente no dice" de Lya Luft para el montaje de la actividad práctica y consecuentemente para la recolección de material y análisis de datos. Discuto aquí sobre las matices del texto dramático, considerándolo como obra y arte y su interrelación con el lector, fundamentado en Argan (1993), Neves (1987), Barthes (1996), Eagleton (2003) y Dewey (2010). Propongo una discusión acerca del tema Emancipación en la Enseñanza de la Literatura Dramática a la luz de los autores Rancière (2012, 2018), Freire (1986, 2002, 2011), Bakhtin (2000), Ryngaert (1996), Zumthor (2007) y Stanislavski (2011). En el caso de la tragedia moderna por la óptica de Williams (2002), Gumbrecht (2001) y de la Memoria con Ricoeur (2007), analizo el cuento escogido explorando los aspectos de la Tragedia Moderna. Para concluir, elaboro una estructura teórica a la que denomino Árbol Teatral del Pensamiento Crítico basado en Chklóvski (2013), Féral (2015), Dewey (2010), Gomes y Reyes (2017) y Tinoco (2000, 2014). La centralidad de la tesis es visualizada por el constructo metafórico del árbol cuyo todo el texto es dibujado en esa perspectiva, imprimiendo un carácter artístico literario.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro (Literatura)-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento crítico-
Palavras-chave: dc.subjectTexto dramático-
Palavras-chave: dc.subjectLuft, Lya, 1938- crítica e interpretação-
Título: dc.titleA árvore teatral do pensamento crítico : Raízes, Tronco, Galhos e Copa : a estrutura que abriga a morte no conto “O que a gente não disse” de Lya Luft-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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