Um texto saturado de imagens : literatura e pintura no romance Meu nome é vermelho de Orhan Pamuk

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Sidney-
Autor(es): dc.creatorCastro, Karine Lyra Corrêa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:25:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:25:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32933-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/607726-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2018.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa, situada no campo dos estudos intermidiáticos, volta-se à análise das relações entre literatura e pintura no romance Meu nome é vermelho ([1998] 2008) de Orhan Pamuk (1952-). O trabalho demonstra que o romance está saturado de imagens. A presença deste repertório imagético no texto já introduz uma vontade ou tendência da palavra em direção ao visível. Mas a pesquisa revela que o romance não se limita a oferecer ao leitor essas imagens. O romance volta-se por inteiro ao imagético, pois procura reproduzir ou imitar, na sua estrutura textual, características das pinturas em miniatura, arte cuja origem está enraizada na produção dos manuscritos ilustrados. Ao assim proceder, o romance produz não apenas a ilusão de que se está vendo pinturas em miniatura, mas de que se está lendo um manuscrito ilustrado aparentemente in absentia.-
Descrição: dc.descriptionThe present research, which is part of the field of Intermedia studies, address the relationship between literature and painting in the novel My name is red ([1998] 2008), by Orhan Pamuk (1952 -). The present work shows that the novel is saturated with images.The presence of such a repertoire of images in the text alone already introduces a will or tendency of the word towards the visible. But the research reveals that the novel is not limited to offering the reader these images. The novel is completely devoted to imagery, since it seeks to reproduce or imitate in its textual structure characteristics of miniature paintings, a kind of art which has its origins in the production of illustrated manuscripts. Therefore, the novel produces not only the illusion that one is seeing miniature paintings, but also that one is reading an illustrated manuscript in absentia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura e pintura-
Palavras-chave: dc.subjectMeu nome é vermelho-
Palavras-chave: dc.subjectPamuk, Orhan, 1952- crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectArte e Literatura-
Palavras-chave: dc.subjectIntermídia-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura turca-
Palavras-chave: dc.subjectManuscritos-
Título: dc.titleUm texto saturado de imagens : literatura e pintura no romance Meu nome é vermelho de Orhan Pamuk-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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