As memórias no jogo da criação romanesca de Milan Kundera

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarroso Filho, Wilton-
Autor(es): dc.creatorRichard, Rosimara Aparecida da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:25:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:25:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31434-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/607703-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2017.-
Descrição: dc.descriptionEsta tese busca pensar a memória como fundamento e fundamentação no processo criativo do escritor Milan Kundera. Como corpus de análise foram selecionados os romances: Le livre du rire et de l’oubli, L’insoutenable légèreté de l’être e L’immortalité, nos quais se pode perceber um trabalho arquitetural complexo e rico com a memória, que aparece algumas vezes como base, para a edificação da narrativa e outras, como apoio, oferecendo-lhe respaldo intertextual. A análise parte de uma conceituação da memória apresentada pelo filósofo Henri Bergson, seguida de uma leitura da teoria de Hans-Georg Gadamer sobre o jogo, para pensar a (auto)representação. A segunda parte aborda características peculiares à escrita ficcional kunderiana, ressaltando a existência de um narrador bastante estratégico e responsável por articular a narrativa. A terceira parte se divide em três subpartes: primeiramente, apresenta uma análise dos dois primeiros romances, para demostrar uma mudança significativa na postura do narrador-autor-personagem, até a escrita do terceiro, nosso objeto principal de pesquisa. Na terceira subparte é apresentada uma análise mais aprofundada do romance L’immortalité, por ser este o que melhor exemplifica o paradoxo existente entre uma criação ficcional que se fundamenta, ao mesmo tempo, na memória e em conhecimentos objetivos.-
Descrição: dc.descriptionCette thèse cherche à réflechir sur la mémoire comme fondement et justification dans le procès créatif de l’écrivain Milan Kundera. Comme corpus d’analyse, ont été choisis les romans: Le livre du rire et de l'oubli, L’insoutenable légèreté de l'être et L’immortalité, dans lesquels on peut apercevoir un travail architectural complexe et riche en relation avec la mémoire, qui apparaît quelquefois comme base, pour l’édification de la narrative et d’autres, comme appui, en lui offrant de support intertextuel. L’analyse part d’une conceptualisation de la mémoire présentée par le philosophe Henri Bergson, suivie d’une lecture de la théorie de Hans-Georg Gadamer sur le jeu, pour penser à la (auto)représentation. La deuxième partie aborde des caractéristiques particulières à l’écrite fictionnelle kunderienne, en soulignant l’existence d’un narrateur très stratégique et responsable d’articuler la narrative. La troisième partie se divise en trois sousparties: d’abord, présente une analyse des deux premiers romans, pour démontrer un changement significatif de la posture du narrateur, jusqu’à l’écrite du troisième, notre objectif principal de recherche. Dans la troisième souspartie il est présenté une analyse plus approfondie du roman L’immortalité, puisque c’est celui-ci ce qui exemplifie le mieux le paradoxe existant dans une création fictionnelle basée, en même temps, sur la mémoire et sur des connaissances objectives.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)-
Palavras-chave: dc.subjectKundera, Milan, 1929 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia - romance-
Título: dc.titleAs memórias no jogo da criação romanesca de Milan Kundera-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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