O comportamento de crianças em tratamento odontológico : intervenção psicofarmacológica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPossobon, Rosana de Fátima-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Antônio Bento Alves de-
Autor(es): dc.creatorAmbrosano, Gláucia Maria Bovi-
Autor(es): dc.creatorCosta Júnior, Áderson Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:25:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:25:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6030-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000100005-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/607471-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho avaliou os efeitos do diazepam sobre os comportamentos de crianças com história de não-colaboração a tratamento odontológico. Foi administrado placebo ou droga (0,3mg/kg peso) a seis crianças e um total de 54 sessões foram gravadas em vídeo. A análise do registro comportamental dos participantes (choro, movimentos de corpo e/ou cabeça, fuga e esquiva) e das estratégias de manejo (distração, explicação e reforçamento positivo) sistematicamente adotadas não apontou diferença estatística significativa entre sessões placebo e diazepam pelo teste de Wilcoxon pareado (p>0,05). Sugere-se a necessidade de refinamento metodológico em estudos que combinem estratégias de manejo psicológicas e farmacológicas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe present investigation evaluated the effects of diazepam used to manage uncooperative behavior of child dental patients. Six participants received placebo or diazepam (0,3 mg/kg weight) before formal dental treatment at total 54 sessions that were all recorded in videotapes. The analysis of recorded child (crying, body and/or head movements, escape and avoidance) and dentist's behavior management procedures (distraction, explanation, positive reinforcement) indicates no differences by using a double-blind Wilcoxon design (p>0.05). It is suggested the necessity of methodological refinement in studies that combine psychological and pharmacological handling strategies.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças não-colaboradoras-
Palavras-chave: dc.subjectOdontologia comportamental-
Palavras-chave: dc.subjectDiazepam-
Título: dc.titleO comportamento de crianças em tratamento odontológico : intervenção psicofarmacológica-
Título: dc.titleChildren's behavior in dentistry treatment : psychopharmacological intervention-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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