Escola e desenvolvimento à escala humana : uma análise do perfil de instituições públicas de Goiás e do Distrito Federal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoura, Leides Barroso Azevedo-
Autor(es): dc.contributorVasconcelos, Ana Maria Nogales-
Autor(es): dc.creatorStacheira, Cláudio Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:22:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:22:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34829-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/606246-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2019.-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: Esta pesquisa insere-se no campo de estudos interdisciplinares sobre desenvolvimento, sociedade e políticas públicas. Abordou a relação ecológica entre escola pública, desenvolvimento e o papel do diretor escolar nesse processo. O estado de Goiás e o Distrito Federal, no Brasil, foram sua área de interesse. Foram utilizadas três teorias de base: Desenvolvimento à Escala Humana como opção axiológica, Perspectiva Freireana de Educação como opção ontológica e Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano como opção topológica. A questão de pesquisa foi: admitindo a relação ecológica entre escola e desenvolvimento, o contexto escolar de escolas públicas de educação básica apresenta perfil que favorece a criação das condições necessárias ao Desenvolvimento à Escala Humana? Objetivo: Analisar o perfil de escolas públicas de educação básica de Goiás e do Distrito Federal em relação ao potencial de promoção das condições necessárias ao Desenvolvimento à Escala Humana, considerando a interação do diretor com o contexto escolar. Métodos: Abordagem mista, com delineamento longitudinal. O componente qualitativo utilizou método dialético e revisão narrativa de literatura, sobre as obras principais das teorias e produções complementares admitidas. O quantitativo utilizou o método Grade of Membership, baseado em lógica fuzzy, para conformar perfis heterogêneos de 829 escolas selecionadas com critérios predefinidos, utilizando dados secundários do questionário de contexto escolar, respondido pelo diretor destas escolas nos anos 2013 e 2017 da Prova Brasil, realizada pelo governo brasileiro. Resultados: A pesquisa propôs um modelo de análise teórica da ação da escola na promoção do Desenvolvimento à Escala Humana, integrando as teorias de base em um enfoque interdisciplinar estruturado. Caracterizou a heterogeneidade das escolas, delineando três perfis puros e nove mistos para cada ano. Um deles apresentou características que confirmaram a hipótese admitida. Os perfis foram classificados em quatro cenários de interpretação teórica do potencial da ação da escola em relação ao Desenvolvimento à Escala Humana. Dois cenários foram analisados pelo modelo proposto, comparando a variação longitudinal dos indivíduos com maior e menor potencial. A análise revelou significativa mobilidade de escolas entre perfis do ano de 2013 para 2017, onde menos de 8% daquelas em cenário de maior potencial no primeiro ano, mantiveram-se assim no segundo. O significado do cenário de maior potencial, considerando o modelo teórico proposto, foi tipificado em uma matriz. Conclusão: Na área de interesse da pesquisa, existe potencial em 9,2% das escolas de 2017 para promover as condições necessárias ao Desenvolvimento à Escala Humana. Contudo, admitindo-se a escola como um organismo vivo esse potencial pode ser temporário, pois a opção de aproveitá-lo exige da escola e sua comunidade educativa, um projeto educativo baseado na visão que a Relação Interdisciplinar Completa prevista no modelo proposto preconiza: o Desenvolvimento à Escala Humana como propósito/impacto a ser alcançado, a Perspectiva Freireana de Educação como conteúdo/abordagem do trabalho educativo a ser desenvolvido e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano como estratégia de sua implementação. Assim, teoricamente um dos cenários potencializa o resultado da relação entre propósito, conteúdo e estratégia, gerando condições para uma ação escolar estruturada como projeto educativo ao Desenvolvimento à Escala Humana.-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: This research is part of the field of interdisciplinary studies on development, society and public policies. Was studied the ecological relation between public school, development and the role of the school director in this process. Goiás state and Federal District, Brazil, were its interest area. Three theories were used: Human Scale Development as axiological option, Freirean Education Perspective as ontological option and Bioecological Theory of Human Development as topological option. Research question: assuming the ecological relation between school and development, the school context of public schools of basic education, has a profile that favors the creation of the necessary conditions for Human Scale Development? Objective: To analyze the profile of public schools of basic education in the interest area, concerning to the potential of promoting the necessary conditions to the Human Scale Development, considering the interaction of the school principal with the school context. Methods: Mixed approach with longitudinal design. The qualitative component used dialectical method and narrative revision of literature, on the main texts of the admitted theories and complementary productions. The quantitative used the Grade of Membership method, based on fuzzy logic, to characterize heterogeneous profiles of 829 schools selected with predefined criteria, with secondary data from the school context questionnaire, answered by the school director in the years 2013 and 2017 of the Prova Brasil, collect by the Brazilian government. Results: Was proposed a theoretical analysis model of the school's action in the promotion of the Human Scale Development, integrating the basic theories into a structured interdisciplinary approach. It characterized the heterogeneity of the schools, outlining three pure and nine mixed profiles for each year. One of them presented characteristics that confirmed the hypothesis admitted. The profiles were classified in four scenarios of theoretical interpretation, of the school action potential to Human Scale Development. Two scenarios were analyzed by the proposed model, comparing the longitudinal variation of individuals with higher and lower potential. The analysis revealed significant school mobility between profiles from 2013 to 2017, where less than 8% with the highest potential scenario in the first remained in the second. The meaning of the scenario of greatest potential, considering the theoretical model, was typified in a frame. Conclusion: In the interest area, there is potential in 9.2% of schools in 2017 to promote the necessary conditions for Human Scale Development. However, assuming the school as a living organism, this potential may be temporary, because the option to take advantage of it demands from the school and its educational community an educational project based on the vision that the Full Interdisciplinary Relationship of the theoretical model establishes: Human Scale Development as a purpose/impact to be achieved, the Freirean Education Perspective as a content/approach to the educational work to be developed and the Bioecological Theory of Human Development as a strategy for its implementation. Thus, one of the scenarios theoretically potentiates the result of the relationship between purpose/impact, content/approach and strategy, generating conditions for a structured educational action as a educational project for Human Scale Development.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectDiretores escolares-
Título: dc.titleEscola e desenvolvimento à escala humana : uma análise do perfil de instituições públicas de Goiás e do Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.