Modelo de decisão para gestão de riscos de contratos de serviços de TI no Poder Judiciário Brasileiro

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Autor(es): dc.contributorReis, Ana Carla Bittencourt-
Autor(es): dc.creatorParreira, Glauco Cintra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:22:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:22:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33993-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/606200-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.-
Descrição: dc.descriptionA contratação de soluções de Tecnologia da Informação (TI) pela administração pública do Brasil é um processo complexo e burocrático. Os órgãos públicos enfrentam dificuldades em decidir, de forma eficiente e eficaz, como contratar soluções tecnológicas e atender as diretrizes definidas pelos órgãos controladores. Este trabalho propõe a definição de um modelo de decisão para tratar o problema acerca da continuidade do contrato de serviço de suporte técnico de TI (service desk) no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Após uma revisão bibliográfica relacionada ao tema, foi realizado um estudo de caso no TJGO, e por meio da mineração de dados e da modelagem multicritério é proposto um modelo de decisão para a contratação do serviço de suporte técnico de TI. A principal contribuição do estudo está relacionada a utilização da mineração de dados e da análise multicritério como ferramentas de apoio à tomada de decisão no processo de planejamento da contratação do serviço de suporte técnico de TI no TJGO, visando a transparência na decisão, diminuição dos riscos e o atendimento às diretrizes dos órgãos de controle brasileiros. Os resultados reforçam a importância de considerar as necessidades específicas de cada instituição em razão dos requisitos e critérios particulares.-
Descrição: dc.descriptionThe hiring of Information Technology (IT) solutions by the Brazilian public administration is a complex and bureaucratic process. Public bodies face difficulties in deciding, in an efficient and effective way, how to contract technological solutions and comply with the guidelines defined by the controlling bodies. This work proposes the definition of a decision model to deal with the problem of continuity of the IT service desk contract in the Goiás State Court of Justice (TJGO). After a bibliographic review related to the topic, a case study was carried out in the TJGO, and through data mining and multicriteria modeling, a decision model for the contracting of IT technical support service is proposed. The main contribution of the study is related to the use of data mining and multicriteria analysis as tools to support decision making in the process of planning the contracting of the IT technical support service in the TJGO, aiming at transparency in decision, risk reduction and compliance with the guidelines of the Brazilian control bodies. The results reinforce the importance of considering the specific needs of each institution due to the particular requirements and criteria.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectSuporte técnico (Service desk)-
Título: dc.titleModelo de decisão para gestão de riscos de contratos de serviços de TI no Poder Judiciário Brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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