Percepção dos docentes acerca das competências desenvolvidas pelos egressos de Enfermagem por meio do ensino simulado : um estudo qualitativo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMachado, Valéria Bertonha-
Autor(es): dc.creatorAntonio, Priscila da Silva-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Juliane-
Autor(es): dc.creatorBolina, Alisson Fernandes-
Autor(es): dc.creatorSantos, Paulo Henrique Fernandes dos-
Autor(es): dc.creatorParanagua, Thatianny Tanferri de Brito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:21:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:21:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35185-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/606156-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: resgatar a percepção dos docentes quanto às competências desenvolvidas através do ensino simulado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, análise temática segundo Minayo. Identificadas as competências científicas, ética, política, gerencial, relacional / afetiva, pensamento crítico em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacional. Os docentes têm consciência da dificuldade de concretização dessa proposta, pois necessitam de capacitação. A recompensa e satisfação se apresenta quando as tentativas alcançam seus objetivos. Reclamam a necessidade de construção coletiva para o desenvolvimento inicialmente de suas competências. O clima de coesão e compartilhamento de experiências exitosas contribui para estimular novos ensaios. Como resultado evidencia-se a capacidade para desenvolver competências essenciais. Podemos identificar que ao compararmos o ensino tradicional e a simulação, esta tecnologia possibilita desenvolver competências, minimizar erros, proporcionar segurança aos pacientes, alunos e docentes. O aluno é sujeito da sua aprendizagem e participa ativamente da construção do saber.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCIAIQ-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela Professora Priscila da Silva Antonio, em 29 de julho de 2019, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência profissional-
Palavras-chave: dc.subjectQualificação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPacientes-
Título: dc.titlePercepção dos docentes acerca das competências desenvolvidas pelos egressos de Enfermagem por meio do ensino simulado : um estudo qualitativo-
Título: dc.titleTeachers' perception about the competences developed by the nursing expenses through simulated teaching : a qualitative study-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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