A emergência do sujeito que aprende nas escolas da compreensão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
Autor(es): dc.creatorÁvila, Nadja Ramos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:21:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:21:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13086-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/606122-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.-
Descrição: dc.descriptionVisando compreender o processo de emergência do sujeito considerando o aprender com produção subjetiva nas escolas da compreensão ligadas à musica e ao cinema, empreendemos a pesquisa. A pesquisa intentou explicar os aspectos que convergiram na relevância da escola da compreensão para o desenvolvimento do sujeito e também estudar o vínculo do aluno da escola da compreensão com o outro na processualidade da emergência de elementos comunicativos que estavam na base do processo do próprio vínculo. Assumimos como referencial teórico basilar da pesquisa a Teoria da Subjetividade em uma perspectiva cultural e histórica desenvolvida por González Rey (2005; 2007; 2012). Neste estudo, acolhemos a ideia de escola da compreensão defendida por Edgar Morin como escola da vida, em que a literatura, a música, o cinema, a psicologia e a filosofia deveriam convergir-se para tornarem-se escolas da compreensão. Nesse sentido, um dos desafios da educação no século XXI é promover a compreensão da condição humana. Nesse cenário, a música e o cinema podem se converter em escolas de vida, que ganham contornos específicos na medida em que o sujeito implicado nos processos educativos nessas escolas da compreensão aprende e produz sentidos subjetivos. Diante de um tema complexo e plurideterminado como o que orientou a nossa busca, desenvolvemos nossa pesquisa em consonância com os princípios da Epistemologia Qualitativa (GONZÁLEZ REY, 1997; 2002; 2005; 2011). Realizamos dois estudos de caso: um com um músico oboísta e outro com um ator e produtor de cinema. No estudo, utilizamos indutores de informação considerados clássicos, tais como: Entrevista, Observação, Complemento de frases, Análise de Material Áudio Visual, Análise documental, Diário de campo. Utilizamos também o instrumento Fotos e frases, criado por Amaral (2011). Para esse estudo criamos os indutores de informação Memória musical e Apresentação do oboé. O processo de construção da informação que desenvolvemos nos permitiu fundamentar a tese de que o processo de emergência do sujeito nas escolas da compreensão está fundamentado em cinco aspectos: 1) a mobilização do sujeito na ação de aprender música e aprender cinema; 2) a não aceitação passiva de “nãos”, o enfrentamento das dificuldades, o reconhecimento de suas deficiências momentâneas e o investimento pessoal no processo de aprendizagem; 3) assunção de desafios e de responsabilidades, abertura para aprender e participar de momentos de aprendizagem em que ainda não apresentavam domínio conceitual e prático aparentemente suficiente para a atividade, o papel decisivo da ousadia, da coragem para lançarem-se em novas e desafiadoras experiências; 4) a conquista gradativa de um espaço próprio, promotor da autoconfiança, o desenvolvimento da capacidade reflexiva no processo de inserção e aprendizagem na escola da compreensão; 5) a constituição das configurações subjetivas da aprendizagem na música e no cinema, a produção de sentidos subjetivos no curso da atividade de aprender e viver a música e de aprender e viver o cinema. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionWe have undertaken this research to understand the process of subject emergence considering learning as subjective production in schools linked to music and to film production (understanding schools). The research aimed at explaining the aspects that converged on the relevance of the school of understanding to the development of the subject as well as to study the connections between students in these schools with the ‘other’ in the processing of communicative elements that emerged and became the basis for establishing the bond itself. We have adopted the Theory of Subjectivity in a historical and cultural perspective as developed by González Rey (2005, 2007, 2012) as the basic theoretical reference for the research. In this study we consider Edgar Morin’s idea of school of understanding as a school of life, where literature, music, film, psychology and philosophy should converge to become schools of understanding. In this sense, one of the challenges of steducation in the 21 Century is to promote the understanding of the human condition. In this scenario, music and film can become schools of life that take specific contours as the subject involved in the educational processes of understanding in these schools learns and produces subjective senses. Faced with a complex and pluridetermined subject like the one that guided our work, we have developed our research in line with the principles of Qualitative Epistemology (GONZÁLEZ REY, 1997, 2002, 2005, 2011). We conducted two case studies: one with an oboist (musician) and another with an actor and film producer.In the study, classical information inductors were used, such as: Interview, Observation, Sentence Complementation, Audio Visual Material Analysis, Document Analysis, Field Journal. We also used the instrument named Photos and Phrases, created by Amaral (2011). For this study we created two information inducers: Music Memory and Oboe Presentations. The process of building the information that we developed allowed us to substantiate the thesis that the process of emergence of the subject in schools of understanding is based on five aspects: 1) the mobilization of the subject in the action of learning music and cinema; 2) non passive acceptance of "no”, the confronting of the difficulties, the recognition of the momentary shortcomings and the personal investment in the learning process; 3)facing challenges and responsibilities, openness to learn and participating in learning moments in areas not yet conceptually and practically dominated enough to develop the activity, the decisive role of daring, the courage to embark on new and challenging experiences;4) the gradual conquest of a proper space, promotion of self-confidence, the development of reflective capacity in the process of insertion and learning in the school of understanding; 5) the constitution of subjective configurations of learning in music and film, the production of subjective meanings in the course of activity to learn and live music and cinema. ______________________________________________________________________________ RESUMÉ-
Descrição: dc.descriptionPour comprendre le processus de l'examen de l'émergence du sujet apprendre de la compréhension subjective dans les écoles liées à la musique et les films, nous avons entrepris la recherche. La recherche a mis en expliquer les aspects qui ont convergé sur la pertinence de l'école pour développer une compréhension du sujet et étudions également la compréhension de l'élève lien avec les autres dans l'école processualité l'émergence d'éléments de communication qui sont à la base du processus de l'obligation elle-même. Nous supposons que la théorie de la recherche fondamentale théorique de la subjectivité dans une perspective historique et culturelle développée par Rey Gonzalez (2005, 2007, 2012). Dans cette étude, nous nous réjouissons à l'idée de l'école compréhension Edgard Morin comme une école de vie, où la littérature, la musique, le cinéma, la psychologie et la philosophie doivent converger pour devenir des écoles de compréhension. En ce sens, l'un des défis de l'éducation dans le XXIe siècle est de promouvoir la compréhension de la condition humaine. Dans ce scénario, la musique et les films peuvent devenir des écoles de la vie, qui font contours spécifiques dans la mesure où le sujet impliqué dans les processus éducatifs de la compréhension de ces écoles apprendre et produit des sens subjectifs. Face à un sujet complexe et plurideterminado comme ça guidée de notre recherche, nous avons développé notre recherche en ligne avec les principes de l'épistémologie qualitative (REY GONZALEZ, 1997, 2002, 2005, 2011). Nous avons effectué deux études de cas: l'une avec un musicien et un autre hautboïste avec un acteur et producteur de films. Dans cette étude, nous avons utilisé des inducteurs d'informations considérées comme classiques, tels que: Entretien, observation, des phrases complément, Audio Visuel, Matériel d'analyse Analyse de documents, agenda terrain. Nous utilisons également les phrases d'instruments et de photos, créés par Amaral (2011). Pour cette étude, nous avons créé la présentation des inducteurs mémoire l'information musicale et le hautbois. Le processus de construction de l'information que nous avons développé nous a permis d'étayer la thèse selon laquelle le processus d'émergence du sujet dans les écoles de compréhension repose sur cinq aspects: 1) la mobilisation du sujet dans l'action et apprendre à apprendre le théâtre musical, 2) pas l'acceptation passive de "non" face aux difficultés, tout en reconnaissant ses défauts investissement momentanée et personnel dans le processus d'apprentissage, 3) de relever des défis et des responsabilités, l'ouverture d'apprendre et de participer à l'apprentissage moments dans ce domaine n'avait pas encore conceptuel et pratique apparemment suffi pour l'activité, le rôle décisif de l'audace, le courage de se lancer dans de nouvelles expériences et difficile, et 4) la conquête progressive de l'espace lui-même, promoteur de la confiance en soi, le développement des capacités de réflexion dans le processus d'intégration et de l'apprentissage à l'école de la compréhension; 5) des configurations constitution subjective de l'apprentissage de la musique et du cinéma, de la production de significations subjectives dans le cadre d'une activité pour apprendre et vivre la musique et à apprendre et à vivre le cinéma.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - instrução e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - estudo e ensino-
Título: dc.titleA emergência do sujeito que aprende nas escolas da compreensão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.