Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo

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Autor(es): dc.creatorSilva, Francisco Gildemir Ferreira da-
Autor(es): dc.creatorMartins, Francisco Giusepe Donato-
Autor(es): dc.creatorRocha, Carlos Henrique-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Carlos Eduardo Freire-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:21:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:21:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29093-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/606015-
Descrição: dc.descriptionO crescimento econômico de um país é alvo de estudos acadêmicos desde o início do século passado. Trabalhos seminais de Aschauer (1989a-d) estudou a relação crescimento vis a vis investimento público. Seguindo esta linha utilizando dos trabalhos de Balvir e Balbir (1984) e o teste de causalidade de Granger (1980), busca-se identificar, para o período 1950-2004 no Brasil, se investimentos em infraestrutura de transportes terrestres (ferroviário e rodoviário) causam crescimento e vice-versa. Como resultado, afirma-se que investimentos em ferrovia não movimentam a economia e que investimentos em rodovias, pelo menos para a década de 50, aumentaram de forma nominal o PIB, ou seja, movimentaram fortemente a economia. Os resultados indicam que investimentos em infraestruturas rodoviárias geram retorno para o crescimento do PIB mais cedo que investimentos em ferrovias.-
Descrição: dc.descriptionEconomic growth has been extensively studied in the literature since last century. Seminal papers of Achauer (1989a-d) investigated the relation between economic growth and government expenditure. In the same way and using the works of Balvir and Balbir (1984) and Granger Causality test (1980), we aim at identifying a relationship from investments in transportation infrastructure to GDP and vice-versa in the period 1950-2004 in Brazil. As a result, we confirm the hypothesis that investments in road infrastructure imply increasing the GDP and vice-versa, but railroad investments do not have effects on the economy. The results indicate that investments in road infrastructure imply faster returns in growth in GDP than railroad investments.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsJournal of Transport Literature - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 18 dez. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento econômico-
Palavras-chave: dc.subjectInfraestrutura de transporte-
Palavras-chave: dc.subjectTeste de causalidade de Granger-
Título: dc.titleInvestimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo-
Título: dc.titleDoes investment in surface transport cause economic growth? : a quantitative study-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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