Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRibeiro Júnior, Luiz Antônio-
Autor(es): dc.creatorCunha, Marcelo F.-
Autor(es): dc.creatorLaranjeiras, Cássio Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:21:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:21:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28598-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/605997-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho propomos a utilização de simulações computacionais de experimentos históricos no ensino de física como estratégia de resgate e articulação das dimensões histórica e empírica da física na sala de aula. Como exemplo, apresentamos uma classe de simulação computacional didática, caracterizada aqui como Simulação Didática Interativa (SDI), utilizando o software Modellus para apresentar a experiência do plano inclinado proposta por Galileu Galilei(1564-1642) em sua obra Discursos e Demonstrações Matemáticas em Torno de Duas Novas Ciências (1638), onde a lei da queda dos corpos é investigada.-
Descrição: dc.descriptionIn this paper we propose the use of computer simulations of historical experiments in physics education as a strategy to recover and articulate the historical and empirical dimensions of scientific knowledge in the classroom. Particularly, we present a Didactic Interactive Simulation (DIS) using the software Modellus to rescue the experiment of the inclined plane described by Galileo Galilei in his work Discourse and Mathematical Demonstrations Concerning Two New Sciences (1638), in which he investigates the law of falling bodies.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSociedade Brasileira de Física-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista Brasileira de Ensino de Física - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400023&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentos - tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Título: dc.titleSimulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula-
Título: dc.titleHistorical experiments simulations in physics education: a computational approach of the historical and empirical dimensions of science in classroom-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.