Inclusão escolar de alunos portadores de deficiência mental: com a palavra os professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBranco, Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu-
Autor(es): dc.creatorBalduino, Míriam Maria de Moraes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:21:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:21:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2027-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/605808-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.-
Descrição: dc.descriptionPor ser uma prática recente, a inclusão de alunos com deficiências no ensino regular tem encontrado inúmeras barreiras. Especialmente a inclusão de alunos com deficiência mental apresenta dificuldades, por demandar adaptações e re-significações por parte dos professores referentes ao processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos. A perspectiva sociocultural construtivista, que fundamenta essa pesquisa, apresenta uma visão de desenvolvimento humano como um fenômeno complexo e dinâmico onde o sujeito é participante ativo do seu desenvolvimento em constante interação o meio. Pode, portanto, contribuir para o estudo e a promoção das resignificações necessárias para a realização da inclusão de alunos com deficiência mental. O presente trabalho tem por objetivo contribuir para o estudo do processo de inclusão escolar de alunos diagnosticados como deficientes mentais (DM). Investigouse as concepções de dez professoras da primeira fase do ensino fundamental do sistema público de ensino regular de Gurupi-TO sobre: deficiência mental, inclusão escolar, de forma geral, e, especificamente, inclusão escolar de alunos portadores de deficiência mental. Buscou-se, também, identificar a existência de apoio ou suporte por parte dos serviços públicos do estado do Tocantins às professoras, e como estas avaliam este apoio (ou sua ausência). Por fim, procurou-se identificar e analisar as sugestões apresentadas pelas professoras com relação à questão da inclusão escolar de alunos portadores de DM. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, e foram analisados em consonância com a perspectiva teórica que orientou esse trabalho. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionAs a recent educational practice, school inclusion of students with special needs has not been an easy accomplishment, finding various difficulties to be adequately implemented. Particularly, the inclusion of students with mental deficiency has been difficult, due to the amount of adaptations and the need to deconstruct traditional meanings, specially those held by teachers about their developmental and educational capacities, and their possibilities to be included. The present research is based on a sociocultural constructivist perspective, which claims for the complexities of human development, and for the active role played by both cultural contexts and the active individual in such developmental processes. Therefore, this theoretical perspective opens new possibilities for re-thinking and re-conceptualizing the issue of mental deficiency, and suggests real possibilities to include mental deficient students in the regular educational system. This project aimed at contributing to such inclusion by investigating teachers’ ideas and beliefs concerning the issue of inclusion. The ten teachers that participated of this study worked for the public educational system of Gurupi, state of Tocantins. We investigated teacher’s evaluation of the support they are (or are not) receiving to accomplish the inclusion task within their classrooms, especially addressing the inclusion of students affected with mental deficiency. We also analyze their suggestions concerning the topic under investigation, and all data was constructed from teachers’ discourse within the context of individual interviews.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência mental-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Título: dc.titleInclusão escolar de alunos portadores de deficiência mental: com a palavra os professores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.