Dançar sem Fronteiras : uma urdidura cênica das fiandeiras

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Soraia Maria-
Autor(es): dc.creatorMelo, Ludmila Machado de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:20:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:20:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3934-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/605600-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2008.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação desenvolve uma pesquisa de criação coreográfica e montagem em vídeo a partir de um estudo de caso realizado com as fiandeiras de Anápolis, Goiás, com base numa observação ativa. Assim, este trabalho pretende tecer reflexões acerca do entrelaçamento do fazer artesanal, da performance e das mídias digitais (áudio e vídeo) na construção de uma poética que surge através de uma trama interdisciplinar fomentando um processo criativo na dança. A metodologia utilizada se apóia em três momentos: em primeiro lugar, a observação ativa da cultura gestual de trabalho das fiandeiras, em segundo a sistematização descritiva dos gestos observados, a partir dos princípios da Corêutica e da Eucinética, desenvolvidos pelo método Laban e posteriormente, sua tradução para a dança. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation presents a research of choreographic creation and video making based on a study case done with the spinners of Anapolis, Goias, through active observation. Thus, this work intends to weave considerations on the interlacing between the handmade work, the performance and the digital media (audio and video) in the construction of a poetic, which arises through an interdisciplinary plot which fosters a creative process in the dance. The methodology used stands on three moments: first, the active observation of the gesture culture of the spinners’ work, second the descriptive systematization of the observed gestures, based on the Coreutic and Eucinetic principles, developed by the Laban method and later its translation to the dance.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectDança moderna-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho (Arte)-
Título: dc.titleDançar sem Fronteiras : uma urdidura cênica das fiandeiras-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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