Sistema de apoio a aprendizagem da disciplina medicina legal e deontologia na Universidade de Brasilia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Albino Verçosa de-
Autor(es): dc.creatorGalvão, Malthus Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:20:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:20:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2044-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/605567-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, 2008.-
Descrição: dc.descriptionO propósito deste estudo prospectivo descritivo foi desenvolver um sistema para o apoio à aprendizagem da disciplina Medicina Legal e Deontologia Médica na Universidade de Brasília e avaliar o padrão de utilização do mesmo pela resolução dos testes on-line, facultativos e assíncronos. Os sujeitos foram 38 alunos que cursaram a disciplina no segundo período de 2005. O sistema oferecia conteúdos textuais e imagens que podiam ser acessados anonimamente. Para a resolução dos testes do tipo “Verdadeiro” ou “Falso”, alguns com imagens, era necessário que os alunos se identificassem por senha, o que permitiu o monitoramento. Os resultados mostraram que 32 alunos (84%) realizaram testes on-line, com uma média de 183 respostas por aluno, dentre os que aderiram; 52% dos testes foram resolvidos nas últimas 24 horas antes da prova; 62,3% dos testes foram resolvidos entre 19h e 01h. Conclui-se que os alunos, em um sistema facultativo, concentram seus esforços na véspera da prova, o que diminui a eficiência do sistema, sugerindo que técnicas de motivação para o uso regular desse tipo de sistema devem ser implementadas. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this descriptive prospective study was to develop a system to support learning of the discipline Legal Medicine and Medical Professional Ethics at the University of Brasilia and evaluate the pattern of use of the system of on-line optional asynchronous exercises. The subjects were 38 students of the discipline in the second term of 2005. The system offered textual content and images that could be accessed anonymously. To solve the tests, of the type "True" or "False", some with images, the students had to identify themselves by means of a password, which allowed tracking. The results showed that 32 students (84%) performed exercises online, with an average of 183 responses per pupil among those who joined, 52% of the exercises were resolved in the last 24 hours before the test; 62.3% of the exercises were resolved between 7p.m. and 1a.m. The conclusion was that the students in a voluntary system, concentrated their efforts just before the evaluation, which reduces the efficiency of the system, suggesting that techniques of motivation for the regular use of systems such as this one must be implemented.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectInternet na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectMedicina legal-
Título: dc.titleSistema de apoio a aprendizagem da disciplina medicina legal e deontologia na Universidade de Brasilia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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