Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T17:20:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T17:20:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33372 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672018v26e22 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/605474 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo busca compreender como três museus brasileiros, preocupados com o colecionamento da arte contemporânea, gerenciam a documentação e a reexposição de instalações artísticas contidas em seus acervos. Delineamos inicialmente o que se compreende como “instalação artística” dentro da dinâmica museológica e problematizamos o modo como historiadores da arte e profissionais dedicados à gestão de coleções museológicas vêm enfrentando um desafio: a reapresentação das instalações e a documentação necessária para instruí-la. Análises documentais, consultas a gestores e o estudo de artistas e obras orientaram nossa pesquisa, que constatou a dependência dos museus em relação à documentação dos artistas, a heterogeneidade dessa documentação e a ausência de informações necessárias para a reapresentação das obras. | - |
Descrição: dc.description | The present paper aimed to understand how three different Brazilian museums, concerned with the collection of contemporary art, manage the documentation and re-exhibition of installations art contained in the collections. To this end, we chose to initially delineate what is understood as an artistic “installation” within the museological dynamics and to problematize the question of how art historians and professionals dedicated to the management of museum collections are facing a particular challenge: the reinstallation of the premises and necessary to instruct it. Analyzes of documents, consultations with managers, artists and works guided our methodology. The research found the dependence of museums on documentation coming from artists, the heterogeneity of this documentation and the absence of documents necessary for re-presentation of the works. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Museu Paulista, Universidade de São Paulo | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte contemporânea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instalação artística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reapresentação | - |
Título: dc.title | Reapresentação e documentação de instalações de arte em três museus brasileiros | - |
Título: dc.title | Re-presentation and documentation of installation art in three Brazilian museums | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: