Ação afirmativa, relações raciais e educação básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorValente, Ana Lúcia Eduardo Farah-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:19:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:19:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26496-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782005000100006-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/605344-
Descrição: dc.descriptionCom base em proposta metodológica de combate ao racismo na educação básica, desenvolvida com resultados positivos em escolas de Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG), objetivou: a) indicar que esse nível de escolarização apresenta o quadro educacional mais grave para as crianças negras; b) refletir sobre as políticas afirmativas de caráter universal e específico, nos diferentes níveis de ensino, defendendo a perspectiva de que contrapô-las, como se excludentes fossem, é uma falsa questão; c) argumentar que a maior ou menor eficácia de políticas de ação afirmativas para os negros está inversamente relacionada ao nível de ensino, isto é, quanto antes o racismo, a discriminação e o preconceito forem enfrentados, melhores serão os resultados educacionais e; d) apontar os desafios para a formação de professores nessa perspectiva.-
Descrição: dc.descriptionOn the basis of the methodological proposal for combating racism in primary education, developed with positive results in schools in Campo Grande (State of Mato Grosso do Sul) and Belo Horizonte (State of Minas Gerais), we propose: a) to indicate that this level of schooling presents the most serious educational situation for black children; b) to reflect upon affirmative policies of a universal and specific character, in different levels of education, defending the perspective that setting them in opposition, as if they were exclusive, is a false question; c) to argue that the greater or lesser efficacy of policies of affirmative action for Negroes is inversely related to the level of education, that is, the earlier racism, discrimination and prejudice are faced up to, the better will be the educational results and d) to point to challenges for the formation of teachers in this perspective.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista Brasileira de Educação - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Z3FyqKQXCwwfQZRSxjVNDRQ/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.-
Palavras-chave: dc.subjectAções afirmativas-
Palavras-chave: dc.subjectRelações raciais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Título: dc.titleAção afirmativa, relações raciais e educação básica-
Título: dc.titleAffirmative action, racial relations and primary education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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